Quais são as moléculas da vida?

Perguntado por: bveiga . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. A quantidade de cada um desses elementos varia de acordo com a espécie, a idade e o tecido analisado.

As biomoléculas são compostos químicos das células de todos os seres vivos. São em geral moléculas orgânicas, compostas principalmente de carbono, além de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

As biomoléculas possuem uma ampla variedade de tamanhos e estruturas e desempenham uma vasta gama de funções. Os quatro principais tipos de biomoléculas são: carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e proteínas.

Exemplos de moléculas (sentido horário): gás oxigênio (O2), dióxido de carbono (CO2), água (H2O), amônia (NH3) e metano (CH4).

No corpo humano, os átomos mais abundantes, que constituem a maioria das moléculas biológicas (proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos), são o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo.

2 - MOLÉCULAS GIGANTES
Mas a maior molécula da natureza reside em nosso organismo --é o cromossomo 1. Uma célula humana normal tem 23 pares de cromossomos em seu núcleo, sendo cada um deles uma única e longuíssima molécula de DNA.

No centro das conversões de energia que ocorrem nas células, está uma molécula-chave: o ATP (adenosina trifosfato), que funciona como um 'repositório transitório de energia'.

O DNA é uma molécula extremamente importante para os seres vivos. São funções do DNA: Armazenar e transmitir as informações genéticas. Funcionar como molde para a síntese da molécula de RNA.

As principais biomoléculas
As biomoléculas mais importantes são os carboidratos, as proteínas e os lipídeos. Segue descrição sobre cada uma: Carboidratos: componentes essenciais para sobreviver, e muito abundante na natureza. Estão presentes nessas biomoléculas os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Afinal, a glicose é a principal fonte de energia usada pelos seres vivos, por ser altamente energética e liberar apenas água e gás carbônico em sua quebra.

As principais classes são: hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos orgânicos, fenóis, nitrocompostos, nitrilas, ácidos sulfônicos e compostos organometálicos.

São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

Conhece-se pelo nome de biomoléculas as moléculas que constituem os organismos vivos. Uma molécula, por sua vez, é a unidade mais pequena de uma substância que mantém as suas propriedades químicas.

Elas em geral são formadas por elementos como oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, enxofre e fosforo, que são chamados de bioelementos.

Tipos de Moléculas: macro, pequenas, polares, apolares, substâncias. Geometria Molecular.

As moléculas são estruturas de massa molecular conhecida, mas existem também as macromoléculas, que são "estruturas gigantes" formadas por tantos átomos que a sua composição chega a ser indefinida. Um exemplo desse tipo é o diamante, uma macromolécula formada por inúmeros átomos de carbono em uma rede covalente.

De acordo com a quantidade de átomos de um mesmo elemento químico, a molécula ainda pode ser classificada em: Monoatômicas (um átomo): hélio (He) e neon (Ne); Diatômicas (dois átomos): gás hidrogênio (H2) e gás flúor (F2); Triatômicas (três átomos): gás ozônio (O3).

Uma grande molécula orgânica, como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

Proteção, regulação de temperatura, armazenamento de energia.

“Ao medirmos a altura do corpo e dividirmos pela distancia do seu umbigo até o chão, vamos encontrar também, aproximadamente a medida 1,618 (=) 1 Phi.

neutrino

Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino. “Ele pode ter 4 x 10-33 grama,”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Isso equivale a um bilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de grama – e dá uma massa 100 milhões de vezes menor que a do próton, que tem 1,67 x 10-24 grama.