Quais são as partes de um navio?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Proa – é a região da extremidade de vante da embarcação. Popa – é a região da extremidade de ré da embarcação. Meia-nau – é a região central da embarcação situada entre a proa e a popa. Bordos – são as duas partes iguais e simétricas em que a embarcação é dividida por um plano vertical que corta a proa e a popa.

A popa é uma parte do navio mais respeitada que as demais. Nos navios de guerra, todos que entram a bordo pela primeira vez no dia, ou que se retiram de bordo, cumprimentam a bandeira nacional na popa, com o navio no porto.

Casco – Corpo principal. Convés – É o plano horizontal principal, que fecha o casco de barcos com comprimento por volta de 12 m – barcos maiores podem ter mais de um convés. Proa – A parte da frente de um barco. Popa – A parte de trás de um barco.

Cume, sumidade, topo: Vinham do tope das montanhas. 4. Extremidade superior dos mastros, onde se desfraldam as flâmulas: o tope da gávea. 5.

A gávea é um mastro que tem, basicamente, três partes: Romã - a parte grossa do mastro, cilíndrica; Calcês - parte superior, geralmente retangular, na extremidade do mastaréu; Vergas - são as traves em que se prendem as velas.

Calado é a distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação. É a medida da parte submersa do navio.

substantivo masculino Pavimento ou piso de bordo de um navio, especialmente os descobertos. [Marinha] Área da primeira coberta de um navio em que se abriga a artilharia. Etimologia (origem da palavra convés). Espanhol convés.

Quilha: peça que vai da proa até a popa, na extremidade inferior da embarcação.

1.2. Casco – É o corpo do navio sem mastreação, ou aparelhos acessórios, ou qualquer outro arranjo. Normalmente, o casco não possui uma forma geométrica definida, e a principal característica de sua forma é ter um plano de simetria (plano diametral) que se imagina passar pelo eixo da quilha.

Convés, também chamada de coberta, é a parte da cobertura superior de um navio, que está compreendida entre o mastro do traquete e o grande.

ProaSecção da frente de um navio.: seria a frente do navio, local que balança mais em função do casco do navio ter uma área de penetração muito pequena ao mar.

Proa - A frente do navio. Comparar com vante. Também conhecido em senso de direção como sendo o rumo momentâneo em que se encontra o navio, geralmente em graus, em relação ao norte. Popa - a parte posterior de uma embarcação.

Superestrutura – é toda construção acima do convés principal de uma embarcação. Quando essa superestrutura é pequena, é chamada de casario.

substantivo masculino Pequeno mastro; mastro de pequenas dimensões.

O proa ou proeiro é o termo dado ao tripulante que num veleiro se ocupa do estai e do balão (spi). O outro velejador é o timoneiro ou "o leme".

A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.