Quais são as partes estruturais de um carro?

Perguntado por: nsalgado2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

De uma maneira geral, todos os veículos possuem um chassi, que é o suporte do veículo; uma cobertura para conduzir os passageiros ou carga, que se chama carroçaria; um conjunto moto-propulsor constituído, por um motor e transmissão de movimento.

Chama-se de carroceria a estrutura montada sobre o chassi de um veículo automotor, que tem a finalidade de acomodar o motorista, passageiros e cargas. No caso de veículos utilitários e caminhões, eles utilizam o termo carroceria especificamente para se referir à parte traseira, onde eles acomodam as cargas.

Veículos com monobloco
O tipo monobloco é um conjunto de peças que quando unidas formam a estrutura de um veículo, ou seja, no caso de uma picape monobloco, o assoalho, laterais, teto e caçamba são uma coisa só unidas, geralmente, através de solda. Por efeito dessa característica, deu-se o nome de monobloco.

"Chassis" é um termo que deve ser usado para se referir à parte de suporte de carga da estrutura de um carro. É a seção horizontal do veículo que conecta outros componentes da estrutura. O chassi é um conjunto de componentes mecânicos que possibilitam a transferência de potência da unidade motriz para as rodas.

Veja agora quais são os 4 principais tipos de chassi

  • 1 – Monobloco/monobloco estruturado. Como o próprio nome sugere, esse tipo de chassi é feito com um único bloco, que agrega algumas partes do veículo como, por exemplo, capô e assoalho. ...
  • 2 – Chassi de túnel central. ...
  • 3 – Chassi de longarinas. ...
  • 4 – Subchassi.

Os principais são:

  • pedal de freio;
  • cilindro mestre, responsável pelo fornecimento de fluido para o circuito hidráulico;
  • mangueiras flexíveis e tubos de metal, nos quais os fluidos de freio circulam;
  • pistões;
  • alavanca do freio de mão;
  • pastilhas de freio.

A vistoria estrutural é uma avaliação feita por um profissional habilitado frente à uma necessidade do cliente de modificar uma edificação já existente (ampliação, mudança de utilização, reforma, etc) ou o surgimento de anomalias numa edificação existente (fissuras, infiltrações, etc).

AS PRINCIPAIS PARTES DO MOTOR DO CARRO

  • PISTÕES. São aparelhos cilíndricos com superfície plana na parte superior. ...
  • VIRABREQUIM. O virabrequim está localizado na seção inferior do bloco do motor do carro, dentro dos munhões do virabrequim (uma área do eixo que repousa sobre os mancais). ...
  • CABEÇOTE DO CILINDRO. ...
  • CORREIA DENTADA.

PRINCIPAIS PARTES CONSTITUINTES
Os motores de combustão interna apresentam três principais partes: cabeçote, bloco e cárter, conforme ilustrado na Figura 2.

Onde as fixas são o Cabeçote, bloco do motor e o cárter e as móveis são: êmbolo ou pistão, camisas, conectora ou biela, virabrequim ou eixo de manivelas, eixo de cames, bomba de injeção.

Então temos duas formas na estrutura de um carro. Ele pode ser monobloco, uma peça única que compreende assoalho, as laterais e o teto. Geralmente é utilizada nos automóveis de passeio. A outro forma é o chassi e carroceria separados, em que o assoalho é a estrutura principal do carro.

Nos camiões, por exemplo, é muito simples perceber a diferença entre chassis e carroçaria: o chassis são as longarinas metálicas (uma espécie de vigas) que percorrem todo o camião enquanto a carroçaria é a cabina do condutor e a caixa de carga.

O sistema de arrefecimento do motor é montado por um ciclo fechado que contém 7 componentes principais. Eles são: bomba d'água, sensor de temperatura, válvula termostática, reservatório, radiador, aditivo e ventoinha.

Chassi: todos tem, mas uns são separados da carroceria!
Na verdade, o que ocorre no monobloco, como já dito, é que o chassi está junto com todo o resto da carroceria e, nos outros veículos, as longarinas são separadas da carroceria.

Criado em 2000, o bloco se tornou um dos maiores da festa: tem quase 170 integrantes (sendo cinco vocalistas, um cavaco, uma guitarra e 160 percussionistas) e acumula mais de 500 apresentações!

O chassi é o “esqueleto” de um veículo. Nele, é gravado um número que segue um padrão internacional contendo todas as informações do carro.

Longarina ou monobloco: exemplos
Vamos exemplificar: o Chevrolet Onix Plus é um carro montado com carroceria monobloco. Assoalho, laterais e teto são todos formados por uma peça única, como podemos ver nas imagens que ilustram essa nota.

A longarina é uma espécie de perfil de aço responsável pela resistência estrutural do carro. É sobre duas longarinas longitudinais (da frente até a traseira do carro) e algumas transversais, entre elas, que se apoia a carroceria.