Quais são as partes fixas do motor?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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Onde as fixas são o Cabeçote, bloco do motor e o cárter e as móveis são: êmbolo ou pistão, camisas, conectora ou biela, virabrequim ou eixo de manivelas, eixo de cames, bomba de injeção.

A biela do motor é uma peça pequena que tem a função de transmitir ou transformar um movimento retilíneo em um movimento circular contínuo. Ela difunde a força gerada na câmara de combustão, recebida pelo pistão, para a árvore de manivelas ou mais conhecida como virabrequim.

Como componente do motor de combustão, o pistão é responsável por converter a energia liberada durante o processo de combustão em trabalho mecânico e transferi-la como torque para o virabrequim, através do pino de pistão e da biela. O pistão se move para cima e para baixo no cilindro quando o motor está trabalhando.

A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas. Quando se rompe, tira de sincronismo a abertura e o fechamento das válvulas.

Os motores são divididos em três partes, cabeçote, bloco e cárter do motor.

A biela é uma peça de ligação para o pistão. Ela transforma força em motilidade, sendo ela responsável inclusive por iniciar o movimento circular contínuo no motor. Na prática aquilo que é gerado pela câmara de combustão é transmitido para a árvore de manivelas, o virabrequim.

O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados.

Os carros populares costumam apresentar e utilizar três (3) coxins. Mas, se seu veículo for um importado, saiba que podem ser implementados até cinco (5) coxins nele – afinal, o objetivo é praticamente zerar a vibração do motor.

Quando falamos do coxim do motor, em carros populares, geralmente são usadas três peças. Já em carros importados podem passar de cinco e, normalmente, são feitas de um material mais nobre, tornando quase imperceptível os sons e a vibração do motor do carro.

Tipos de Materiais Utilizados

  • Coxins de Borracha Nitrílica (NBR)
  • Coxins de Neoprene (CR)
  • Coxins de Borracha Viton (EPM)
  • Coxins de Silicone (SI)
  • Coxins de Poliuretano (PU)
  • Coxins de Hypalon (CSM)
  • Coxins de Estireno Butadieno (SBR)
  • Coxins de Estileno Propileno (EPDM)

A parte superior da biela, chamada de pé, fica fixada ao pistão, por meio de um pino que permite a peça oscilar lateralmente, enquanto a peça se movimenta para cima e para baixo.

O virabrequim evita o atrito direto com o bloco.
A partir de então, a energia vai para as rodas do veículo fazendo o carro andar. No caso de motores antigos ou aqueles que consideramos de grande porte, há o uso de varetas que acionam as válvulas em um comando inferior. Isso é preso no bloco e acionado pelo virabrequim.

O objetivo desta peça é o armazenamento de energia cinética, processo relativamente fácil feito através da inércia. O volante do motor armazena a energia que passa para o motor. Quando deixa de receber força, o volante continua a sua inércia e consegue reduzir os movimentos bruscos.

Os pistões (carros de passeio costumam ter de quatro a seis pistões), que ficam subindo e descendo, movem um eixo de manivela, chamado virabrequim, que está ligado às rodas por motores, fazendo-as girar e, consequentemente, o carro andar.

1) sempre é causada por um corpo estranho, que colide com o pistão durante o funcionamento. Corpos estranhos podem ser partes rompidas da biela, do virabrequim, das válvulas ou similares. A quebra forçada do pistão também pode ocorrer através da entrada de água ou combustível no cilindro.

Os pistões são peças de metal localizadas no bloco do motor, que é mais ou menos como o coração da máquina (veja a figura abaixo). Eles se movem para cima e para baixo e são responsáveis por converter a energia da queima de combustível em trabalho mecânico para o virabrequim, que é um eixo de manivela.