Quais são as primeiras manifestações literárias no Brasil?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 1 de junho de 2023
4 / 5 20 votos

O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.

O Quinhentismo foi a primeira manifestação literária do Brasil e tem esse nome pelo fato da literatura nacional ter começado no ano de 1500, época da colonização portuguesa.

As principais produções do Brasil Colônia, escritas nos séculos XVI e XVII, categorizadas como informativas são: a Carta, de Pero Vaz de Caminha a el-Rei Dom Manuel, referindo o descobrimento de uma nova terra e as primeiras impressões da natureza e do indígena (1500);

A Literatura no Brasil nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada.

Comemora-se, em 21 de junho, 177 anos de Machado de Assis
Suas contribuições para praticamente todos os gêneros literários fizeram com que fosse unanimemente considerado o maior nome da literatura nacional.

As duas principais manifestações literárias do Quinhentismo no Brasil são:

  1. Literatura de Informação. A Literatura de Informação é representada, em especial, pela Carta de Pero Vaz de Caminha. ...
  2. Literatura de Catequese.

O primeiro registro literário em terras brasileiras é a carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Além das cartas, há os diários onde o autor elabora uma literatura informativa, algo próximo às narrativas de viagens, sobre o Brasil.

Literatura: a arte das/com as palavras
A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc.

Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.

É dividida em Quinhentismo, Seiscentismo ou Barroco e o Setecentismo ou Arcadismo. Recebe esse nome pois nesse período o Brasil era colônia de Portugal.

Trovadorismo

Trovadorismo - Foi o primeiro movimento dentro das escolas literárias. O trovadorismo se baseou na literatura e poesia, durante o século XI, na idade média. Teve início na Europa, e deu o ponta pé inicial para as seguintes manifestações literárias.

Arcadismo

O Arcadismo no Brasil foi um movimento literário que ocorreu no século XVII.

arcadismo

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

O Quinhentismo foi a primeira manifestação literária ocorrida no Brasil em 1500. Fizeram parte desse momento os relatos e as crônicas de viagens, além da literatura escrita pelos jesuítas, encarregados de catequizar os índios no Brasil.

A Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita para o Rei de Portugal, D. Manuel, é considerada o marco inicial da Literatura Brasileira, visto ser o primeiro documento escrito sobre a história do Brasil.

José de Alencar

Patronos das Escolas Municipais - José de Alencar, fundador da literatura brasileira. O nome da E.M. José de Alencar (2ª CRE), em Laranjeiras, homenageia o escritor que deu início a uma literatura genuinamente brasileira.

Pois bem, nosso país possui um documento histórico chamado “Carta de Pero Vaz de Caminha”. Esse documento não é só o primeiro documento da História Brasileira, ele também é considerado o primeiro texto literário do Brasil.

Joaquim Maria Machado de Assis, conhecido popularmente como Machado de Assis, é considerado por muitos, o maior escritor da cultura brasileira e um dos maiores da língua portuguesa, tendo sido o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Machado de Assis

Segundo a quinta edição da pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, divulgada em 2020, pelo Instituto Pró-livro, o autor brasileiro mais lido no país, em 2019, era Machado de Assis, seguido de Monteiro Lobato e Paulo Coelho. Dom Casmurro é o livro mais lido do autor realista e também a obra mais famosa desse escritor.

Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica.

A Carta de Pero Vaz de Caminha

A Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro relato sobre a terra que viria a ser chamada de Brasil.