Quais são as principais características do samba?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O samba organiza o pulso constante em grupos de dois, na nomenclatura da teoria então, trata-se de um gênero binário. Instrumentação com violões, cavaquinho, e percussão variada – pandeiro, atabaque, surdo, repique de anel, tamborim e agogô.

Caracterizado por um ritmo repetitivo com instrumentos de percussão acompanhados de sons eletrônicos. Outras variantes do samba são: samba de breque, samba de partido alto, samba raiz, samba-choro, samba-sincopado, samba-carnavalesco, sambalanço, samba rock, samba-reggae e bossa nova.

Características do samba de roda
O samba de roda é composto por um grupo de músicos que tocam diversos instrumentos. Destacam-se a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, a viola, o reco-reco, o agogô e o berimbau. As pessoas que estão presentes assistindo à apresentação, acompanham a música batendo palmas.

O estilo musical nasceu das festas de terreiros realizadas no Recôncavo Baiano, durante os anos de 1860, e tinha como objetivo preservar o legado do povo negro escravizado.

O chorinho é um ritmo basicamente instrumental, mas muitos sambistas e chorões ousaram colocar belas letras em cima do ritmo. E essa mistura ficou harmônica e poética. Samba da Minha Terra traz a união rítmica desses primos-irmãos da música genuinamente brasileira.

Samba é um gênero musical, mas também uma dança que é realizada com as canções desse ritmo. É considerado um dos grandes símbolos da cultura brasileira e entendido como patrimônio cultural imaterial do Brasil, sendo muito popular no exterior.

Mas como surgiu esse gênero musical tão característico da nossa terra? O samba de roda é um ritmo da tradição afro-brasileira e está associado a uma dança parecida com a capoeira. Formando um círculo, algumas pessoas tocam pandeiro, viola, atabaque, berimbau e chocalho, além de cantarem e baterem palmas.

More videos on YouTube

  • Samba-enredo ou samba de enredo. Surgiu no Rio de janeiro, durante a década de 1950. ...
  • Samba carnavalesco ou marchinhas. Difere do samba enredo por ser mais comum fora dos desfiles das escolas de samba. ...
  • Samba-exaltação. ...
  • Samba de gafieira. ...
  • Partido-alto. ...
  • Samba de breque.

Reconhece-se o samba como um dos estilos mais importantes da cultura e da identidade do brasileiro, e esse reconhecimento manifesta-se pelo fato de que o samba urbano carioca, assim como seus subgêneros, é considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Sinhô

Ao longo dos anos 1920 a alcunha de “Rei do Samba” será inúmeras vezes atribuída a Sinhô. Além do carnaval, outro importante espaço de consagração musical no Rio de Janeiro no início do século XX era o teatro do gênero cômico dito “de revista”.

Adoniran é um dos maiores nomes da música brasileira e deixou um grande legado a gerações de sambistas e fãs do samba.

  • Pixinguinha. Pixinguinha (1897-1973) foi muito além do samba. ...
  • Ary Barroso. Ary (1903-1964), em seu pequeno tempo de vida fez muito por nosso samba. ...
  • Arlindo Cruz. ...
  • Zeca Pagodinho. ...
  • Beth Carvalho. ...
  • Cartola.

O samba-enredo traz características como a união de aspectos de mais dois subgêneros do samba: o samba de terreiro e o samba de partido alto. Como exemplo desses aspectos, podemos citar a presença marcante do refrão e a inclusão de sentimentos e experiências do compositor.

Não há traje certo ou característico no samba, mas verifica-se a preferência de saias compridas e rodadas pelas mulheres. Os homens usam roupas comuns, cotidianas.

No samba de roda, várias pessoas se reúnem em círculo para cantar, tocar e dançar. No que se refere à música, os instrumentos mais encontrados são a viola, berimbau, agogô, chocalho, pandeiro, reco-reco e atabaque. Instrumentos usados no samba de roda. Quanto à dança, todos do círculo são convidados a dançar ao centro.