Quais são as principais características do teatro de Gil Vicente?

Perguntado por: aandrade8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Suas peças, de caráter popular, possuem um forte teor satírico. Nas obras mais emblemáticas, ele critica os costumes da sociedade portuguesa, tecendo um fiel retrato de sua época. Além do caráter satírico, o conteúdo das obras apresentava um teor moralizante, repleto de humor.

Também conhecido como Teatro Popular de Gil Vicente engloba as obras de Gil Vicente, primeiro grande dramaturgo português. Seu objetivo era retratar o homem em sociedade com uma preocupação moralizante, guiado pela máxima "Rindo castigam-se os costumes".

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

O teatro vicentino é o nome dado aos textos teatrais produzidos pelo dramaturgo português Gil Vicente durante o período denominado Humanismo (1434-1527). O teatro vicentino tem início em 1502, quando ele apresentou sua peça o “Monólogo do vaqueiro”, também chamado de “Auto da visitação”.

O dramaturgo Gil Vicente pertence ao Humanismo, movimento que incentiva a valorização do ser humano. O autor produzia textos do gênero dramático, textos que deveriam ser representados. Suas peças passam a ser representadas em um palco, novidade no teatro português.

Classificação das obras de Gil Vicente
A Copilaçam de Todalas Obras de Gil Vicente, 1562, póstuma, organizada pelo filho do autor, Luís Vicente, classifica suas peças em cinco categorias: peças de devoção (de assunto religioso), comédias, tragicomédias, farsas e obras meúdas (composições menores de assunto variado).

- Gil Vicente defendia um cristianismo voltado para as origens, ou seja, faz uma crítica aos membros da Igreja Católica que não seguiam as doutrinas pregadas por esta.

Por ser um autor que viveu no momento de transição entre a Idade Média e o Renascimento, seu teatro era composto por características medievais e também características modernas, trazendo para as terras portuguesas a escrita teatral, característica moderna que não existia na era medieval, já que o teatro era figurativo.

Entre suas obras mais importantes, podem ser destacadas: Auto da visitação (1502), Auto da Índia (1509), Auto das barcas (1516), Farsa de Inês Pereira (1523).

Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).

Calcula-se que nasceu por volta de 1465 e que morreu por volta de 1537. É considerado o pai do teatro português porque até aí as representações teatrais eram rudimentares, baseando-se sobretudo na mímica e em desfiles de personagens, sem a consistência que o nosso dramaturgo lhes iria imprimir.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena. De forma resumida, podemos definir esses elementos assim: Personagem: Papel interpretado pelo ator ou atriz num espetáculo teatral.

O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.

Características: Resumo
Os temas mais recorrentes são ligados ao cotidiano, as fraquezas humanas, e também, aos problemas de ordem social. A linguagem utilizada nos textos de dramaturgia da época é simples, coloquial e objetiva, com o intuito de demostrar a realidade tal qual ela é.