Quais são as principais causas da fome no Brasil?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

As causas para a fome no Brasil compreendem desde questões sociais e econômicas até políticas, destacando-se as desigualdades sociais, a pobreza, as crises (política, econômica, sanitária), má distribuição de alimentos e fatores naturais.

O IBGE classifica o problema da fome em três níveis nomeados de “níveis de insegurança alimentar”:

  • Leve - existe a preocupação com a quantidade, bem como com a qualidade, dos alimentos.
  • Moderada - existe limitação na quantidade de alimentos.
  • Grave - existe a fome decorrente da real falta de alimentos.

Em 2022, o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer — o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome.

A fome, além de causar impactos sociais interligados com a situação de pobreza, traz consequências biológicas e psicológicas. A ausência de nutrientes oriundos dos alimentos necessários para manter a segurança alimentar pode acarretar várias doenças, tais como anemia e 'Hipovitaminose A'.

A fome no Brasil é um problema histórico que, após uma queda considerável, voltou a crescer nos últimos anos e afeta hoje uma parcela de 15,5% da população do país. Convivem com escassez de alimentos 33 milhões de pessoas no território nacional, especialmente nas áreas rurais e nas regiões Norte e Nordeste.

“O retrocesso no cenário da fome começa a ser observado a partir de 2015 e está relacionado a alguns fatores: o primeiro é a redução do valor do salário mínimo e de seu poder de compra; o aumento do desemprego da população; o aumento da taxa de juros; e somado a esses, a redução das políticas sociais de combate à fome ...

O Brasil saiu do Mapa da Fome devido à união de políticas macroeconômicas, sociais e agrícolas, e ao grande envolvimento da sociedade civil no processo político.

“Para acabar com a fome no país, temos a solução. É a reforma agrária: desapropriação de latifúndio, produção de alimento saudável e fortalecimento da agricultura familiar”, afirma Alexandre Conceição, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O parágrafo 41 do documento destaca dados do PENSSAN sobre a insegurança alimentar, aponta que os maiores índices estão nas áreas rurais e concentra-se na região norte e nordeste do Brasil. Geograficamente, a região Norte possui 25,7% das famílias em realidade de fome e 21% no Nordeste.

A principal causa da fome no Brasil é a desigualdade social, onde uma parcela significativa da população não tem condições financeiras para comprar comida.

“Os principais motivos para a fome no Brasil são de natureza econômica: o aumento do desemprego e da pobreza, somada à inflação que corrói o poder de compras dos salários, torna cada vez mais difícil o acesso regular a alimentos por grande parte da população brasileira”, afirma Faber Paganoto, autor do material de ...

Quais são os tipos de fome?

  1. Fome orgânica ou fisiológica. Essa é a chamada fome “real”, aquela que surge da própria necessidade de ingestão de nutrientes para o organismo. ...
  2. Fome Social. ...
  3. Fome específica. ...
  4. Fome emocional. ...
  5. Fome situacional.

Brasil atinge o maior número de pessoas com fome desde a década de 1990. O Brasil atingiu este ano a marca de 125 milhões de pessoas, mais da metade da população brasileira (212,6 mi), que não têm o que comer nas três refeições diárias necessárias, e 33,1 milhões passando fome todos os dias.

A fome afeta o cérebro, o humor e a concentração
Segundo Barca, os efeitos da fome no sistema nervoso causam tonturas, inconsciências, mudanças de humor, dificuldade de concentração e queda no número de neurônios, o que pode levar à apatia e à depressão.