Quais são as principais etapas do processo admissional?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Quais as principais etapas do processo de admissão?

  • Recrutamento e seleção;
  • aprovação de candidato;
  • validação de documentos do novo colaborador;
  • regulamentação pela empresa;
  • preparativos interno da empresa;
  • onboarding do novo colaborador.

Quais são as fases do processo de recrutamento e seleção? Planejamento do processo (1); Definição das necessidades da empresa (2); Divulgação da vaga (3); Triagem dos CVs (4); Aplicação dos Testes (5) e Realização da Entrevistas (6).

Testes, dinâmicas e entrevistas
As próximas etapas de um processo seletivo de sucesso têm como objetivo validar as informações apresentadas no currículo e mapear, de fato, quais são os profissionais mais aptos para o cargo.

Contratação de funcionários: entenda todas as etapas do processo

  • Recrutamento e seleção de candidatos.
  • Análise de documentação.
  • Efetivação do registro.
  • Formalização do contrato de trabalho.
  • Integração do novo colaborador.
  • Cuidados extras ao contratar um novo funcionário.

Quais as principais etapas do processo de admissão?

  • Recrutamento e seleção;
  • aprovação de candidato;
  • validação de documentos do novo colaborador;
  • regulamentação pela empresa;
  • preparativos interno da empresa;
  • onboarding do novo colaborador.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Como saber se a carteira já foi assinada? É possível saber se a carteira de trabalho foi assinada verificando, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), através do número da carteira de trabalho (usando o CPF) direto no INSS (no site ou App).

Um dos principais indícios de que o recrutador está interessado em te contratar é a demonstração de interesse na conversa de vocês. Se ele não demora para te responder, faz algumas perguntas além do esperado e tem interesse em ouvir o que você tem a falar são alguns sinais de que você está se saindo bem.

Um procedimento importante e que precede qualquer ação em direção aos potenciais candidatos é identificar, descrever e configurar os cargos da empresa. Ainda que já se tenha um desenho de cargos, antes de iniciar a busca por uma nova contratação, o cargo vago deverá ser revisado.

Principais etapas do recrutamento e seleção

  1. Alinhe os requisitos da vaga. A primeira ação necessária após a abertura de uma vaga é entender o perfil desejado pela empresa. ...
  2. Divulgação da vaga. ...
  3. Triagem de candidatos. ...
  4. Análise dos candidatos. ...
  5. Avaliar os dados. ...
  6. Proposta e feedback.

Durante a segunda entrevista, seu potencial empregador quer saber se a pessoa que está entrevistando é a mesma que está representada no currículo e se consegue transferir aprendizado e habilidades de um emprego para outro. Esteja pronto para falar especificamente sobre seu histórico profissional.

A entrevista é uma das primeiras fases do processo seletivo. Nela, os recrutadores desejam conhecer melhor o candidato e avaliar fatores importantes. O ideal é que ela seja elaborada de acordo com o perfil de cada profissional e baseada nas informações já obtidas, como as que estão no currículo.

Novas contratações geram meses de trabalho
Assim, pesquisas mostram que aqui no Brasil – o 2º país que mais sofre com contratações erradas –, os processos seletivos (da divulgação da vaga ao aperto de mãos final) podem demorar, em média, de oito a 12 semanas.

O novo funcionário deve ser admitido — ter a carteira de trabalho preenchida e devidamente assinada — após a realização do exame admissional. Na verdade, não existe um prazo definido para a admissão após o exame admissional, porém, a data limite para se submeter aos exames é de 15 dias após a contratação de fato.

1. Esquecer de anexar o currículo

  • Currículos exageradamente longos podem eliminar do processo seletivo. ...
  • Não pesquisar a empresa. ...
  • Falta de pontualidade. ...
  • Testes ou informações pendentes. ...
  • Roupas inadequadas.

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

A resposta para essa pergunta varia de caso a caso. De acordo com dados do próprio Indeed , publicados na versão norte-americana do site, 44% das empresas demoram até duas semanas para dar um retorno depois de uma entrevista, 37% levam uma semana, e apenas 4% dão um retorno no mesmo dia ou no dia seguinte.

O primeiro passo a ser adotado é realizar um estudo sobre a real necessidade desse reforço, tome decisões racionais, baseadas na real necessidade e, também, em seu fluxo de caixa, não se deixe levar apenas pelo estresse. Listar suas tarefas e rotinas criteriosamente pode te ajudar.

2 a 5 dias.

O RH precisa entender as necessidades da empresa e garantir que elas sejam atendidas ao recrutar pessoas para ocupar vagas em aberto. Não é apenas colocar um anúncio de emprego na Catho: é necessário analisar o mercado, consultar as partes interessadas e administrar orçamentos.

5- O recrutador explica as próximas etapas
E, caso o entrevistador diga que vai entrar em contato para agendar as próximas atividades, pode ter certeza de que você foi bem e seguirá na disputa pelo cargo. Caso contrário, a pessoa apenas encerraria a conversa e agradeceria a sua participação.