Quais são as principais técnicas vocais?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 12 votos

8 Técnicas Vocacionais que Cada Cantor Deve Utilizar

  1. Apoio Respiratório. Uma das técnicas vocais mais importantes que todos os cantores devem compreender é a importância do apoio à respiração. ...
  2. Hidratação. A hidratação é essencial para uma técnica vocal adequada. ...
  3. Descanso. ...
  4. Postura. ...
  5. Aqueça a sua voz. ...
  6. Relaxe. ...
  7. Enfoque. ...
  8. Prática.

A técnica vocal é uma habilidade em que a pessoa busca ter um maior controle das suas pregas vocais. Portanto, é uma forma de desenvolver timbres, sons e alcances por meio da voz. Dessa forma, há muitas dicas de como afinar a voz com exercícios.

Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  • Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”.
  • Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.
  • Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.
  • Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.

5 dicas para não desafinar quando cantar

  1. Prepare a sua base técnica. Sim, algumas pessoas nascem com a voz perfeita e um dom para cantar afinado, mas o restante de nós tem que batalhar, mesmo. ...
  2. Treine sua percepção musical. ...
  3. Identifique sua extensão vocal e acerte o tom. ...
  4. Pratique bastante e se escute. ...
  5. Busque orientação.

Vibrato nada mais é do que uma pequena variação de frequência e/ou de volume efetuada de forma consciente ou não. Nesse sentido, a base do vibrato é a respiração e a sustentação da voz.

Beba e tome goles de água durante o dia e antes de cantar.
A água ajuda a lubrificar sua garganta. Beber água também ajuda você a limpar a garganta. Quanto mais você fica limpando a garganta, mais vai querer limpá-la. Não entre nesse ciclo vicioso!

Boca chiusa é um dos melhores aquecimentos porque não sobrecarrega muito as cordas vocais. Coloque a ponta da língua atrás dos dentes frontais inferiores e cantarole para cima e para baixo na escala maior, mantendo a boca fechada. Cada nota deve soar como “hmmm” - incluir o som “h” é menos desgastante para sua voz.

Bocejar: essa ação fisiológica é um ótimo método para alongar e “aquecer” as estruturas vocais, além de melhorar a atenção. Se espreguiçar e alongar a região do pescoço também ajuda. Comer uma maçã: elimina as tensões no aparelho fonador, além de limpar o trato vocal e afinar a saliva, por ser altamente adstringente.

Elas se referem às diferentes maneiras de usar a voz para transmitir uma mensagem com clareza, impacto e confiança. Uma boa técnica vocal pode ajudar a controlar a respiração, a ressonância e a projeção da voz, bem como melhorar a articulação, entonação e ritmo.

3 fundamentos básicos para cantar

  • Fluxo respiratório: Quando nós cantamos, estamos soprando o ar, que vem dos nossos pulmões até chegar nas nossas pregas vocais, fazendo com que elas vibrem. ...
  • Colocação de voz: A colocação de voz também é conhecida como encaixe ou impostação vocal. ...
  • Postura ao cantar:

Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

Além de uma alimentação balanceada contendo cereais, leguminosas, frutas, verduras e hortaliças para manter a saúde vocal, também são recomendados alimentos com propriedades específicas que auxiliam a produção vocal como a água, maçã, frutas cítricas, fibras, mel e própolis.

Um deles consiste em fazer força para levantar o sininho da garganta, segurar e relaxar. Em outro exercício, tente colocar a língua no céu da boca e abra a boca, tentando manter a língua grudada no céu da boca; segure por cinco segundos e relaxe.

Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.

Descobrir o seu timbre é essencial para saber em qual região você consegue cantar de forma confortável, evitando desgastes em sua aula de canto. É possível identificar seu timbre vocal através de um teste, onde você vai experimentando a sua voz em todas as notas, como um instrumento musical.