Quais são as regras da potência?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Há, no total, cinco propriedades:

  • Produto de potências de mesma base: conserva a base e soma os expoentes. ...
  • Divisão de potências de mesma base: conserva a base e subtrai os expoentes. ...
  • Potência de potência: devemos multiplicar os expoentes. ...
  • Potência de um produto: o expoente geral é expoente dos fatores.

São elas: multiplicação de potência de mesma base, divisão de potência de mesma base, potência de potência, potência do produto e potência do quociente.

Para expoente n qualquer, lemos que a base está elevada à enésima potência. Exemplos: 32 — três ao quadrado; três elevado ao quadrado; três elevado à segunda potência. 53 — cinco ao cubo; cinco elevado ao cubo; cinco elevado à terceira potência.

A potência an do número inteiro a, é definida como um produto de n fatores iguais. O número a recebe o nome de base e o número n é o expoente. Exemplos: 25=2×2×2×2×2=32.

A potência elétrica pode ser ativa, reativa ou aparente. A potência ativa é aquela utilizada na transformação da energia elétrica em outra energia útil, ocasionando luz, movimento e calor, e medida em em quiloWatts (kW).

Os termos de uma potenciação são: A base (a) representa o número que será multiplicado por ele mesmo n vezes; O expoente (n) representa o número de vezes que a base será multiplicada; E a potência (c) representa o resultado da operação efetuada.

Potenciação

  • 2: Base.
  • 3: Expoente.
  • 8: Potência (resultado do produto)

1) Qualquer número natural elevado ao expoente 1 é igual ao próprio número da base. 2) Qualquer número natural não-nulo elevado ao expoente 0 é igual a 1. 3) Qualquer potência cuja base é o número 1 possuem também como resultado o número 1.

Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente.

Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.

Fica ainda mais específico e vai te dar a potência que precisa, nos músculos que precisa.

  • 2 – Salto na caixa (box jump) Essa é uma forma muito aplicada de trabalho pliométrico. ...
  • 3 – Arranco unilateral (single arm snatch) O arranco exige alta potência dos extensores do quadril. ...
  • 4 – Sprints em declive.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de potência é o watt (W) em homenagem ao inventor escocês James Watt (1736 a 1819), devido a suas contribuições científicas. É utilizado, conforme a ordem de grandeza, submúltiplos e múltiplos, como, por exemplo o miliwatt(mW) e quilowatt(kW) entre tantas.

POTÊNCIA BASICAMENTE É A MULTIPLICAÇÃO DE FATORES IGUAIS.
Toda potência é formada por dois números: Base e expoente. Esses números podem ser naturais, inteiros, decimais, fracionários, racionais e até irracionais.

O produto de potências com a mesma base é igual a uma potência com a mesma base e com expoente igual à soma dos expoentes.