Quais são as regras de uso dos sinais de pontuação?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.

A pontuação na linguagem funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Como num trânsito, os sinais apontam onde deve haver pausas ou o que chama a atenção.

É correto usar a vírgula após ponto de exclamação? Em geral, não devemos utilizar a vírgula após o ponto de exclamação. Contudo, quando esse sinal de pontuação tiver valor expressivo, para indicar a entonação de uma expressão, é possível o uso da vírgula.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.

Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas. Exemplos: Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.

A conjunção "e" serve para unir, por exemplo, dois termos equivalentes. Exemplo: "Nossa realidade social é precária e nefasta". É, pois, classificada em CONJUNÇÃO ADITIVA (exprime adição, soma). Por outro lado, a conjunção "ou" é classificada em CONJUNÇÃO ALTERNATIVA (exprime alternância ou exclusão).

Elas podem ser usadas em citações, estrangeirismos, neologismos e gírias. Também podem ser usadas para destacar uma ironia e outras expressões. Títulos de filmes e de livros podem ser escritos entre aspas ou em itálico. Utilizamos aspas antes do ponto-final para encerrar um período iniciado sem aspas.

Perceba que o ponto final foi usado apenas ao fim do enunciado, quando a ideia expressa se encerra. No meio do enunciado, o uso da vírgula serve para indicar uma pausa breve, mas que não encerra o enunciado, desenvolvendo ainda a ideia do enunciado todo.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Exemplo 1: Que bela noite de lua! Exemplo 2: José, você é lindo! Exemplo 3: O bolo está uma delícia! Exemplo 4: Que rodovia horrorosa!

é um sinal de pontuação utilizado ao final de frases. Também é importante lembrar que, após o ponto-final, a frase inicia-se com letra maiúscula. Exemplos: Paulo gosta de brincar com carrinhos.
...

  1. Não gosto de comer feijão com macarrão.
  2. Nunca fui à praia.
  3. Ninguém foi visitar o vovô neste final de semana.

Diferença entre dois pontos e ponto e vírgula
Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Escrever de maneira equivocada na pontuação interfere diretamente na maneira como as pessoas enxergam sua credibilidade. Por isso, é importantíssimo ter um cuidado extra com as pontuações. Por mais que você saiba que não é alguém ignorante, é essa a impressão que deixará.

A vírgula evita ambiguidades. Ela é uma ferramenta que nos permite ser claros a respeito de nossas intenções como falantes. Nesse caso, alterar o seu lugar no texto alteraria também o contexto, o interlocutor e o sentido da mensagem.

Parênteses são sinais gráficos utilizados para separar expressões em uma frase ou período. Eles são usados, às vezes, no lugar de vírgulas ou travessões; também podem isolar indicações bibliográficas.

«Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo. «Bom dia! Maria!» é uma frase exclamativa reforçada.

Numa frase interrogativa, o emissor faz uma pergunta ao interlocutor. Ocorrendo uma interrogação direta, a frase deverá ser pontuada com ponto de interrogação. Ocorrendo uma interrogação indireta, a frase deverá ser pontuada com ponto final.

Exemplos de frases negativas em Português

  • Eu não sou brasileiro. Ela não é americana.
  • Eles não vão viajar no fim de semana. Eu não quero comprar nada nesta loja.
  • Nós não vemos nada porque está nublado. Nós ainda não visitamos o Pão de açúcar.
  • Não iremos para São Paulo este ano. ...
  • Não sei se ele visitou o Museu do Amanhã.

Frases interrogativas – Utilizadas quando se pretende obter alguma informação sobre algo, sendo que tal questionamento pode se dar tanto de forma direta quanto indireta.