Quais são as rotinas de protocolo?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para formação de processos, e os respectivos procedimentos decorrentes (Figura 1).

A elaboração dos Protocolos deve seguir as etapas:

  1. diagnóstico da situação da Instituição;
  2. determinação dos assuntos;
  3. estruturação e busca das melhores evidências científicas;
  4. confecção dos instrumentos;
  5. avaliação quanto à sua efetividade.

A primeira etapa de controle por parte do Setor de Protocolo é o controle do recebimento dos documentos que entram na instituição. Essa tarefa consiste ba- sicamente em receber toda a documentação que irá circular no órgão.

Consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para formação de processos, e os respectivos procedimentos decorrentes.

As atividades de protocolo compreendem receber, registrar, classificar, tramitar e controlar a movimentação de documentos e processos. Em alguns casos, os documentos podem dar origem a um processo. Essa atividade é chamada de “autuação” – formação de processo.

Ao Serviço de Protocolo Administrativo compete receber, conferir, protocolar, cadastrar, classificar, autuar, digitalizar, arquivar, transferir à Coordenação de Arquivo e encaminhar os documentos de natureza administrativa, produzidos e recebidos pelo Senado Federal e o Congresso Nacional; e executar outras atribuições ...

Protocolo: é a definição do serviço propriamente dito, ou seja, os passos, o conjunto de mensagens e os formatos de dados que definem o diálogo necessário entre o cliente e o servidor para a realização do serviço. Middleware: é o suporte de execução e de comunicação que permite a construção do serviço.

Ele serve para tornar possível o acesso às informações de fluxo de documentos que foram expedidos ou recebidos dentro de uma instituição.

O que é um protocolo de atendimento? Protocolo de atendimento é uma sequência numérica criada para a identificação do atendimento e acompanhamento do cliente junto à empresa sobre uma solicitação e/ou reclamação. Deve ser enviado via e-mail, SMS ou informado via telefone.

O Setor e/ou Área de Protocolo não julga se a solicitação é válida ou não, sua função é receber o documento, efetuar o registro no sistema de informação e encaminhá-lo à autoridade competente.

2. Devo numerar frente e verso? A numeração das páginas deve ser realizada somente na frente da folha, mesmo que o verso contenha informações. Quando for necessária a sua citação, terá como referência a palavra “V”, da palavra verso, seguida da indicação do número da folha.

É a denominação atribuída aos setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação e expedição de documentos.

  • 3.1 1. Cartões de proximidade.
  • 3.2 2. Biometria.
  • 3.3 3. Portaria remota.

Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar

  1. Arquivamento por assunto. Uma das técnicas mais utilizadas para a gestão de documentos é o arquivamento por assunto. ...
  2. Método alfabético. ...
  3. Método numérico. ...
  4. Método eletrônico. ...
  5. Método geográfico. ...
  6. Método temático.