Quais são as três 3 principais concepções de leitura?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
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Em Coracini (2005), temos novamente uma abordagem das três principais concepções de leitura: tradicional (leitura encarada como decodificação), interacionista (autor-texto-leitor) e discursiva.

Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!

  1. Saiba o que vai ler. Pode parecer meio estranho ter que saber sobre o que vai ler, antes de iniciar. ...
  2. Mantenha o foco no processo. A leitura envolve várias ações do nosso corpo. ...
  3. Faça anotações durante a leitura. ...
  4. Complete a leitura por conta própria.

Leitura rápida para reconhecimento do assunto; Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

A concepção de literatura baseava-se em um conjunto de obras tradicionalmente valorizadas no passado, sendo referência para o presente no que se refere à língua e à cultura escrita.

A leitura pode ser em silêncio ou em voz alta, assim como ter certos enfoques particulares, como a rapidez na procura por uma informação ou a captação e compreensão daquilo que se lê, diversificando-se os tipos de leitura, dependendo do foco ao qual esteja destinado e inclusive do assunto que é tratado.

As três concepções de linguagem: Primeira tendência - linguagem como expressão do pensamento; Segunda tendência - linguagem como meio objetivo para a comunicação; Terceira tendência - linguagem como processo de interação verbal.

A concepção de alfabetização compreendida como à aquisição do código escrito (codificação e decodificação) e a aquisição de uma habilidade técnica permanece presente nos discursos dos professores alfabetizadores.

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

Na tradição pedagógica recente, a expressão práticas de leitura refere-se à (i) criação de situações reais de leitura em sala de aula, bem como à (ii) busca de apreensão e negociação dos significados que os aprendizes atribuem à leitura em geral, bem como à leitura de diferentes gêneros.

Existe uma variedade de métodos de ensino da leitura como os métodos fónicos e método global (sintéticos ou analíticos). O método fónico destaca a aprendizagem da leitura através da decodificação, relacionando as letras aos sons, é o método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons das letras.

Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.

A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.

São eles:

  1. O leitor contemplativo, meditativo. ...
  2. O leitor movente, fragmentado. ...
  3. O leitor imersivo, virtual.

Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.