Quais são as três etapas da escrita?

Perguntado por: erocha4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Mais adiante, pesquisadores como Frith (1990) e Morton (1989) descreveram 3 etapas do processo de domínio da linguagem escrita. São os conhecidos 3 estágios da escrita: logográfica, alfabética e ortográfica.

E qual a diferença entre etapa alfabética e ortográfica? Na etapa alfabética, as crianças fazem as construções transparentes entre fonema e grafema. Já na etapa ortográfica, os alunos começam a construir, através do ensino explícito, as regras, memorizar palavras e fazer relações.

As características para cada fase acima descrita podem ser resumida da seguinte forma:

  • 1- Fase pré – silábica.
  • 2- Fase silábica.
  • 3- Fase silábica-alfabética.
  • 4- Fase alfabética.
  • 5- Fase Alfabética-ortográfica.

Pré-silábica:
É o primeiro passo da criança rumo à alfabetização. Durante essa fase, o pequeno vai começar a perceber duas coisas: Que a escrita está relacionada à fala – embora ainda não consiga diferenciar por completo o que é desenho ou letra.

Quando a criança está no nível pré-silábico, ela expressa conhecer a função da escrita, identificando-a como representação dos sons da fala, mas ainda não conhece suas convenções. Ela, no começo, faz rabiscos e desenhos que identifica como letras, mas não são identificáveis por outras pessoas (chamados de garatujas).

Possivelmente, as escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos. Ambos sistemas de escrita foram criados há cerca de 5500 anos, entre sumérios e egípcios. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia, (atual Iraque).

Silábica: Nessa fase a escrita já representa uma relação entre os termos, entre a grafia e a parte falada. Para cada parte falada (sílaba oral) a criança atribui uma grafia, ou seja, uma letra escrita.

Isso quer dizer que a criança alterna o uso de duas letras para representar a mesma emissão sonora. É assim: a criança escreve a mesma sílaba em uma palavra usando uma letra e em outra palavra a mesma sílaba é escrita de forma diferente, com as letras adequadas.

- Nível alfabético
Neste nível a criança estabelece correspondência entre fonema e grafema. Ela compreende que a sílaba pode ter uma, duas ou três letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto.

Hipótese pré-silábica
A escrita do aluno, nessa hipotese, pode ser grafada com letras, desenhos e outros símbolos. Dentro dessa hipótese de escrita, os alunos inicialmente escrevem sem se preocupar com a quantidade de letras e com que letras ou símbolos deve escrever.

Afinal, quais são os principais tipos de leitura que existem?

  1. 1 – Leitura Literal. A leitura literal é muito comum e a maioria das pessoas faz em seu dia a dia sem perceber. ...
  2. 2 – Leitura Mecânica. ...
  3. 3 – Leitura Rápida. ...
  4. 4 – Leitura Reflexiva.

A maioria das escritas modernas usam a ordem da esquerda para a direita, mas as escritas africanas N'Ko (1949), Mende Kikakui (século XIX), e Adlam (1980) foram criadas em tempos modernos e são escritas da direita para a esquerda.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Nível Alfabético
Este é o último nível das fases da alfabetização. Nele, é possível que a criança consiga reproduzir corretamente todos os fonemas das palavras. Agora ela já consegue compreender o valor das letras e o valor de cada sílaba. Nesse nível, eles distinguem letras e sílabas, palavras e frases.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Neste artigo, vamos detalhar cada um desses níveis e mostrar quais são suas características.

Lista de sistemas de escrita

Alfabético[L]ogográfico e [S]ilábicoAbugida
Latino Cirílico Grego Armênio Georgiano HangulHanzi [L] Kana [S] / Kanji [L]Índico (Norte) Índico (Sul) Etiópico Thaana Silábico canadense

A importância da escrita está principalmente no desenvolvimento de novas habilidades, como redigir textos de diversos gêneros e dominar a ortografia da língua portuguesa. Isso irá permitir que o pequeno compreenda questões linguísticas mais complexas.