Quais são as Unidades de conservação federais?

Perguntado por: ujesus2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Há pelo menos cinco tipos de UC de Proteção Integral: estações ecológicas; reservas biológicas; parques nacionais; monumentos naturais; e refúgios de vida silvestre. Essas áreas admitem a presença de moradores.

Os Grupos de Unidades de Conservação

  • Estação Ecológica;
  • Parque Estadual;
  • Monumento Natural;
  • Refúgio da Vida Silvestre.

O PARNASO é a Unidade de Conservação mais antiga, com maior estrutura e com maior capacidade operacional e de manejo da região. Apesar da importância para a conservação da biodiversidade, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos protege uma área muito pequena.

As Unidades de Conservação (UCs) são definidas como áreas naturais criadas e protegidas pelo Poder Público, seja em âmbito municipal, estadual e federal. Elas são reguladas pela Lei nº 9.985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Elas são reguladas pela Lei federal 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Estão divididas em dois grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável.

As Unidades de Conservação Integral subdividem-se em Estação Ecológica, Estação Biológica, Parques Nacionais, Monumentos Naturais e o Refúgio da Vida Silvestre, sendo que nos três primeiros modelos há o menor contato possível de pessoas.

A porcentagem de cada bioma em unidades de conservação não é homogênea: Amazônia, 28%; Caatinga, 8,8%; Cerrado, 8,3%; Mata Atlântica, 9,5%, Pampa, 3%; Pantanal, 4,6%. Além disso, o país conta com 963 mil km2 de unidades de conservação no mar, totalizando 26,4% de sua área marinha; 22,9% em Áreas de Proteção Ambiental.

Órgãos executores: representados na esfera federal, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e IBAMA, em caráter supletivo, e nas esferas estadual e municipal, pelos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente.

Atualmente, o Arpa protege 114 unidades de conservação (UCs) na Amazônia brasileira, que representam mais de 59,2 milhões de hectares.

O SNUC foi concebido de forma a potencializar o papel das UCs, de modo que sejam planejadas e administradas de maneira integrada, e que amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações de espécies, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representados no território nacional e nas águas ...

As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das ...

Dentre essas funções, destacamos: (1) amenizar o clima (deixar mais úmido, absorvendo o gás carbônico e liberando oxigênio); (2) dar fertilidade ao solo evitando que ele deslize; (3) produzir e proteger a água que vai para os rios e represas; (4) garantir ambientes conservados para que abelhas, borboletas, aves e ...

Todo o desmatamento na Amazônia é registrado por satélite, pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes/Inpe). São, em média, 20 mil novos focos por ano. A fiscalização é feita de forma presencial pelo Ibama, que precisa chegar ao local por terra ou pelo ar.

O aniversário de 70 anos da primeira unidade de conservação criada no Brasil — o Parque Nacional do Itatiaia, localizado na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro — e a experiência acumulada pelo país desde então foram tema da palestra do jornalista Marcos Sá Correia no 5º Congresso Brasileiro de Unidades de ...

As unidades de conservação brasileiras começaram a ser criadas a partir da década de 1930, inspiradas em experiências de outros países. O processo de categorização e de definição dos objetivos de manejo de tais áreas veio a ocorrer décadas depois, em 1970.

O código introduziu o conceito de dois tipos de áreas naturais protegidas: as Áreas de Preservação Permanente, que contemplam as margens de rios e lagoas, dunas, manguezais, restingas, falésias, topos de morros entre outras; e as Reservas Legais, que correspondem a uma parte da propriedade rural que deve ...

O Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), que completou 30 anos em 2019, é uma autarquia do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com autonomia administrativa e financeira que tem como missão proteger a natureza, garantir a qualidade ambiental e a sustentabilidade, no que se refere ao uso dos ...

Art. 4o Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei: I - as faixas marginais de qualquer curso d'água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: (Incluído pela Lei nº 12.727, de 2012).