Quais são os 3 elementos essenciais da música?

Perguntado por: acruz . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso? Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música.

Resposta: melodia, ritmo e harmonia.

A estrutura típica de uma canção é geralmente encontrada nesta ordem:

  • Introdução.
  • Estrofe (frequentemente confundida com Verso, que faz parte da Estrofe)
  • Refrão.
  • Estrofe.
  • Refrão.
  • Final.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Uma melodia, geralmente, é composta por apenas uma nota produzida de cada vez, ao passo que a harmonia consiste em um conjunto de várias notas tocadas simultaneamente.

Descrição: Nessa aula o aluno aprenderá a identificar os quatro elementos da música: ritmo, melodia, harmonia e timbre. Por meio de exemplos musicais esses conceitos serão aprendidos de forma fácil e lúdica.

Tipos de harmonia musical
A harmonia musical coordenada segue um relacionamento direto (adjacente), não um relacionamento indireto em um relacionamento subordinado. O período de intervalo produz harmonia simétrica. A harmonia fechada e a harmonia aberta usam acorde fechado e acorde aberto, respectivamente.

A harmonia musical é a combinação de notas de maneira organizada, para gerar sons que se equilibram entre si. Trata-se de um conjunto de sons dispostos em ordem simultânea ou sobrepostos concebendo o conceito de verticalidade em música, ou seja, som sobre som.

OS TRÊS ELEMENTOS - AS FORÇAS DA NATUREZA - ÁGUA/TERRA/AR.

O ritmo é considerado como a ordenação do movimento e a alternação e proporção de valores de tempo entre as partes de um todo.

Há três elementos básicos na nossa música: A melodia, a harmonia e o ritmo. A combinação destes elementos é a base de qualquer composição. Há outros como: timbre, altura, tempo, altura, textura, forma, etc.

A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra e etc.

Melodia, harmonia e ritmo são três palavras que, geralmente, se referem a música. Mas diversas vezes, conversando com pessoas leigas e apreciadoras de música, percebo que não há certeza sobre o que essas palavras significam, como se dão nos sons.

Laban, com a sua análise do movimento, contribuiu para que os seres humanos sejam capazes de tomarem consciência de seus corpos, utilizando da melhor maneira possível os movimentos, que são a combinação das quatro categorias: expressividade, espaço, forma e o corpo.

samba

O samba é a primeira coisa que vem à mente quando o assunto é dança brasileira. Existem muitos significados diferentes no samba que o tornam significativo para o Brasil e sua cultura.

No ramo da música, harmonia é um conjunto de notas que serve como base para a melodia (ou voz principal) da música. Ou seja, os acordes de uma música formam a harmonia. Como já comentamos nesse artigo, a harmonia é um dos 3 pilares fundamentais da música.

Instrumento harmônico é aquele que toca várias notas ao mesmo tempo, possibilitando a criação de acordes e consequentemente fazendo a harmonia da música. Instrumentos como os sopros, canto, por exemplo, não tem a capacidade de produzir mais de uma nota ao mesmo tempo, então servem para tocar melodias e não a harmonia.

Existem instrumentos específicos para melodia, também chamados "instrumentos melódicos". A gaita, o saxofone, a flauta - e instrumentos de sopro em geral - são exemplos de instrumentos melódicos.

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Trata-se da junção dos melos (canção) e oidé (poema feito para ser cantado). A melodia é o componente mais memorável de uma música. Esse é o som que você cantarola ou assobia quando se lembra de uma canção. De uma forma bem resumida, a melodia é considerada a essência de uma música.