Quais são os 3 métodos de raciocínio lógico existentes?

Perguntado por: efarias2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: Dedução corresponde a determinar a conclusão.

Raciocínio lógico é uma organização ou estruturação de raciocínios que nos permite, de acordo com determinadas normas, chegar a uma conclusão ou resolver um problema. Existem três tipos de raciocínios lógicos: indução, dedução e abdução.

Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.

São dois os modos de raciocínio: o indutivo e o dedutivo.

A lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, o raciocínio abdutivo e o raciocínio dedutivo.

Facilidade para resolver problemas do dia a dia; Capacidade em tomar decisões difíceis; Facilidade nos estudos a aprendizado.

Tais instrumentos são: os conceitos; os juízos; os raciocínios. O conceito é o elemento básico do pensamento. Pensamos a realidade (coisas, factos, acontecimentos, ações, etc.) através de conceitos.

A principal diferença entre o raciocínio indutivo x dedutivo é que, enquanto o raciocínio indutivo começa com uma observação, apoia-a com padrões e depois chega a uma hipótese ou teoria, o raciocínio dedutivo começa com uma teoria, apoia-a com observação e, eventualmente, chega a uma confirmação.

Aprenda como estudar raciocínio lógico para o Enem e vestibulares

  1. 1 – Revise a matemática básica.
  2. 2 – Faça muitos – MUITOS – exercícios.
  3. 3 – Analise seus resultados.
  4. 4 – Organize um caderno apenas para a lógica.

Todo peixe é mortal. Logo, todo animal é mortal. Para chegar numa conclusão, esse tipo de método argumentativo parte do geral para o específico. Ou seja, a partir de premissas universais ele chega no particular.

A diferença, no entanto, é que o raciocínio indutivo começa com uma observação, apoia-a com padrões e depois chega a uma hipótese ou teoria, enquanto o dedutivo começa com uma teoria, apoia-a com observação e, de vez em quando, chega a uma confirmação.

O termo “raciocínio lógico” diz respeito a capacidade de organizar dados através de premissas válidas para chegar a uma conclusão. Ele é fundamental para preparar os seus filhos para situações mais complexas.

Esse é um tipo de pensamento que se utiliza da lógica e dedução, por vezes da matemática, para explicar algo. Assim, o raciocínio analítico consiste na decomposição da questão analisada em pequenas partes mais simples. Cada uma dessas partes é analisada separadamente e explicada.

1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.