Quais são os 3 principais problemas de saúde pública no Brasil nos dias de hoje?

Perguntado por: nalencastro9 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Atualmente, os principais problemas de saúde pública no Brasil são a hipertensão, diabetes e obesidade. Essas doenças atingem grande parte da população e necessitam de uma estrutura adequada dentro do SUS para garantir um atendimento de qualidade para todos.

A Saúde Pública toma como objeto de trabalho os problemas de saúde, definidos em termos de mortes, doenças, agravos e riscos em suas ocorrências no nível da coletividade. Nesse sentido, o conceito de saúde que lhe é próprio é o da ausência de doenças.

Os problemas de saúde pública são caracterizados por ocorrência que privam a população de ter acesso a serviços que são indispensáveis para a manutenção da saúde e da vida.

O grande desafio parece ser este. Encontrar caminhos para a produção de conhecimentos que nos permitam compreender de forma menos 'reduzida' a realidade coletiva dos processos da saúde e da doença.

O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), este ano, para marcar o Dia Mundial da Saúde foi a diabetes, celebrado em 7 de abril.

Além do problema de distribuição geográfica, há um problema de distribuição nos sistemas de saúde. Isso ocorre pois há maior interesse na oferta de trabalho em estruturas privadas do que no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos dias de hoje, no Brasil, Saúde Pública é o nome dado às práticas e medidas de responsabilidade do Estado para garantir que todo cidadão tenha acesso à saúde física, mental e social. Essas ações são também olhadas de perto e, muitas vezes, coordenadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Neste domingo (19), o SUS completa 31 anos de existência e se consolida como o maior sistema público de saúde do mundo, além de ser o maior patrimônio da população brasileira e o principal aliado da sociedade no enfrentamento à Covid-19 e outras emergências em saúde pública.

Tráfico de drogas, abuso de drogas, desemprego, criminalidade e abuso de álcool foram considerados problemas graves por mais de 45% da população.

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.

O que é definido como único na Constituição é um conjunto de elementos doutrinários e de organização do Sistema Único de Saúde, os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.

O SUS apresenta três grandes problemas estruturantes: no plano da organização macroeconômica, a segmentação que conduz ao dilema entre a universalização e a segmentação; no plano da organização microeconômica, a fragmentação do sistema e seu modelo de gestão; e no plano econômico, o seu subfinanciamento.

Prevenção de doença.

  • controle das gestações e dos partos normais;
  • controle do crescimento normal da criança e do adolescente;
  • luta contra as doenças transmissíveis;
  • prevenção das doenças crônicas;
  • prevenção da invalidez mental e física;
  • educação sanitária;
  • higiene do trabalho.

A História da Saúde Pública no Brasil tem sido marcada por sucessivas reorganizações administrativas e edições de muitas normas. Da instalação da colônia até a década de 1930, as ações eram desenvolvidas sem significativa organização institucional.

  1. Cuide da higiene. ...
  2. Pratique exercícios físicos. ...
  3. Mantenha uma alimentação saudável. ...
  4. Durma bem. ...
  5. Faça os exames de rotina regularmente. ...
  6. Tome as vacinas corretamente. ...
  7. Mantenha o corpo hidratado. ...
  8. Dê atenção aos fatores psicológicos e emocionais.

Nesse sentido, o SUS é um projeto que assume e consagra os princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde da população brasileira, o que implica conceber como “imagem-objetivo” de um processo de reforma do sistema de saúde “herdado” do período anterior, um “sistema de saúde”, capaz de ...

“O SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos. Além disso, é o maior sistema público de saúde do mundo, atendendo a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente desse sistema para tratar a saúde”.

As principais políticas públicas de saúde no Brasil estão associadas à criação do Sistema Único de Saúde, em 1990, através da Lei nº 8.080, de 19 de setembro. Ela detalha todos os compromissos e responsabilidades do Estado e especifica quais as atribuições de competência no Município, do Estado e da União.