Quais são os 3 tipos de ironia?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Existem basicamente três tipos de ironia:

  • oral ou verbal;
  • dramática, teatral ou satírica;
  • de situação.

A palavra ironia tem origem grega (euroneia) e significa dissimulação, fingimento. Para entender melhor esse conceito, vejamos um exemplo: Doutor, agradeço o fato de ser tão atencioso comigo. Tenho certeza que esteve atento a tudo o que disse.

Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo. Vale lembrar que o deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

Como mencionamos, a ironia é uma figura de linguagem, que tem como objetivo usar palavras que manifestem o sentido oposto de seu contexto literal. Ou seja, ser irônico é afirmar exatamente o contrário daquilo que se pensa.

Existem basicamente três tipos de ironia: oral ou verbal; dramática, teatral ou satírica; de situação.

Ação de dizer o oposto do que se quer, mas sempre com um propósito depreciativo, de maneira mordaz e amarga. expressão Ironia insultuosa, penosa, mordaz ou cáustica: o sarcasmo estava presente em toda a sua obra literária.

A ironia é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo uso de expressões que remetem ao oposto, de maneira proposital, do que se quis dizer. Veja o seguinte exemplo: Estou de recuperação na escola... Parabéns para mim!

Por que as pessoas são irônicas? Podemos observar que a ironia serve para gozar de alguém ou de alguma situação. A ideia é potencializar o que de fato aconteceu mencionando a sua natureza contrária, a fim de lembrarmos da realidade.

Corrija a pessoa se ela disser algo errado.

  1. Por exemplo: se ela disser “Que surpresa ver você fazendo algo de bom!”, responda com “Eu não fiz isso para chamar atenção, João. Eu só quis ajudar”.
  2. Se der uma resposta “sincera”, você vai desarmar o comentário da pessoa.

Sendo sarcástico. Use o sarcasmo quando estiver falando sobre ideias ou eventos. Por exemplo, depois de um filme muito chato, você poderia dizer algo como "Nossa, que filme legal, viu". Coloque bastante ênfase no “legal” para transmitir sarcasmo através do tom de voz.

O contrário de ironia é: Principais antônimos de ironia: 1. verdade, veracidade, autenticidade, veridicidade, realidade, rigor, precisão, certeza, exatidão, fidedignidade.

A diferença entre humor e ironia é que esta tem uma intenção de falar o oposto daquilo que se diz, enquanto o humor quer apenas provocar o riso. Na ironia, usa-se uma expressão querendo dizer outra. Já no humor, se quer apenas fazer uma brincadeira para gerar entretenimento.

Uma pessoa sarcástica é uma pessoa que usa a ironia de forma a zombar de uma situação ou para insultar uma pessoa de forma mordaz. O sarcasmo pode ter duas funções distintas: acalmar uma situação conflituosa ou causar ofensa em alguém.

A metáfora é identificada, geralmente, ao ser feita uma comparação implícita entre dois elementos. Ela está presente em diálogos simples do dia-a-dia, inclusive é geralmente empregada quando o indivíduo não deseja contar de forma exposta o que realmente deseja, mas encontra outra estratégia de expor os sentimentos.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!