Quais são os 4 pilares da comunicação não violento?

Perguntado por: tvasconcelos . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Para te guiar nesse processo, adaptamos os 4 passos da Comunicação não violenta padrão (Observação, Sentimento, Necessidade e Pedido) para a relação cliente-agência.

Para isso, ela lista os cinco pilares para alcançar a boa oratória e superar o medo de falar em público:

  1. Autoconhecimento. “A oratória não é apenas o que falamos, mas como. ...
  2. Respiração. “A oratória é um conjunto de conteúdo, corpo e voz. ...
  3. Postura. ...
  4. Voz. ...
  5. Conteúdo.

5 pilares para a boa comunicação

  • #1. Privilegiar a Forma sobre o Conteúdo.
  • #2. Ouvir mais e falar menos.
  • #3. Falar a linguagem de quem nos ouve.
  • #4. Falar. De viva voz.
  • #5. Construir uma história.

1º Pilar – Assertividade:
Você quer causar impacto com a sua mensagem, você quer que as coisas aconteçam através das suas palavras (ou qualquer outra forma de comunicação que possamos imaginar). E para que isso seja possível, você precisa ser assertivo, mostrando assim que você deve ser levado a sério.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

Nós estamos sempre nos comunicando por meio de quatro tipos de métodos de comunicação. Há comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.

Elementos da Comunicação: emissor, receptor, mensagem - Toda Matéria.

5 pilares para uma comunicação eficiente

  1. 1 – Cuidado com o português. ...
  2. 2 – Saiba com quem está falando. ...
  3. 3 – Pratique a escuta ativa. ...
  4. 4 – Explore diferentes canais de comunicação. ...
  5. 5 – Prepare um “script” para conversas casuais.

Os elementos da comunicação são:

  • Emissor.
  • Receptor.
  • Mensagem.
  • Código.
  • Canal.
  • Referente.
  • Feedback.

No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira direta e facilmente compreensível, sem, no entanto, ser agressivo ou desrespeitoso. É a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que os outros entendam facilmente.

Com uma boa comunicação, toda a equipe consegue se entender melhor. Assim, fica mais fácil dividir tarefas, trocar ideias e ainda resolver conflitos. É uma maneira também de conhecer melhor a outra pessoa e exercitar a empatia.

Para que uma comunicação aconteça, são necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código. Sem eles, não existe comunicação!

O processo de comunicação é formado pelas seguintes etapas: Ideia, transmissão, recepção, interpretação e retorno.

Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Como desenvolver uma boa comunicação?

  1. Ouça com atenção e empatia. Como já dissemos, ouvir com atenção e empatia são fatores essenciais para a prática de uma escuta ativa. ...
  2. Observe a comunicação não verbal. ...
  3. Leve em consideração o perfil da pessoa. ...
  4. Prefira perguntas ao invés de suposições. ...
  5. Aceite e supere a vulnerabilidade.

Para que a comunicação seja eficaz é preciso garantir que ela gere empatia e identificação com o interlocutor. Sendo assim, uma das tendências nesse sentido inclui buscar cada vez mais a aprendizagem sobre o público-alvo.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente.

É importante saber os elementos envolvidos na comunicação, pois dessa forma você consegue saber, por exemplo, que tipo de linguagem o emissor está usando, conforme o canal utilizado ou que tipo de texto um emissor escolheu para falar de determinado contexto e o porquê desta escolha.