Quais são os 4 tipos de fatoração?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Então confira os links a seguir com explicações e exemplos sobre as formas de fatoração:

  • 1° caso: Fator comum.
  • 2° Caso: Agrupamento.
  • 3° Caso: Trinômio Quadrado Perfeito.
  • 4° Caso: Trinômio do tipo x² + Sx + P.
  • 5° Caso: Diferença de dois quadrados.
  • 6° Caso: Soma de dois cubos.
  • 7° Caso: Diferença de dois cubos.

Fatoração é um processo utilizado na matemática que consiste em representar um número ou uma expressão como produto de fatores. Fatorar é, portanto, escrever em fatores. Um polinômio é uma expressão algébrica, com números e letras. Os números são os coeficientes e as letras, as variáveis.

Fatoração é o nome do processo matemático usado para decompor um número em algarismos primos ou para simplificar expressões polinomiais. Isso é feito quando os representamos usando produtos de fatores, ou seja, multiplicações.

Então confira os links a seguir com explicações e exemplos sobre as formas de fatoração:

  • caso: Fator comum.
  • Caso: Agrupamento.
  • Caso: Trinômio Quadrado Perfeito.
  • Caso: Trinômio do tipo x² + Sx + P.
  • 5° Caso: Diferença de dois quadrados.
  • Caso: Soma de dois cubos.
  • Caso: Diferença de dois cubos.

O número a ser fatorado deverá ocupar a coluna da esquerda e a coluna da direita será preenchida com os fatores primos. Ao dividir o número pelo algarismo primo os resultados deverão ser colocados na coluna da direita.

Elementos que contribuem ou influenciam na obtenção de um resultado; condições, causas.

Segue o passo a passo para calcular raízes não exatas (e exatas também) por fatoração:

  1. Passo 1: Fatore o radicando. ...
  2. Passo 2: Reagrupe os fatores primos. ...
  3. Passo 3: Aplique a propriedade I. ...
  4. Passo 4: Aplique a propriedade II. ...
  5. Passo 5: Cálculo numérico.

Fatorar um número é decompô-lo em produto de fatores primos. Para isso, divide-se o número entre seus divisores primos tantas vezes quantas forem necessárias, até obter como quociente a unidade. Começa-se dividindo por 2, depois por 3, por 5, por 7, por 11, e assim por diante.

Fatoração é um processo matemático utilizado para transformar números reais em uma grande multiplicação de valores. Isso facilita, por exemplo, quando estamos em busca do mínimo múltiplo comum entre diferentes números ou quando precisamos realizar cálculos com diferentes expoentes e logaritmos.

Para fatorar um número, devemos encontrar seus fatores primos. Começamos dividindo o número por um primo e continuamos dividindo o resultado até que não seja mais possível. Quando isso acontece, escrevemos o número como um produto dos seus fatores primos. Isso significa que 36 é igual a 2 vezes 2 vezes 3 vezes 3.

A fatoração por agrupamento é um tipo de “evolução” da fatoração por fator comum. Ela consiste, basicamente, em dois passos, nos quais aplicamos o fator comum.

Utilizando as divisões sucessivas, obtemos a fatoração completa, que representa a decomposição de um número em fatores primos.

No produto 2 x 2 x 2 x 3 todos os fatores são primos. Chamamos de fatoração de 24 a decomposição de 24 num produto de fatores primos. Então a fatoração de 24 é 23 x 3.

Os fatores primos do número 6 são todos os que estão à direita da linha vertical, que são os números 2 e 3.

Fatorar consiste em representar determinado número de outra maneira, utilizando a multiplicação. A representação de uma expressão algébrica na forma de produto entre duas ou mais expressões. A fatoração de expressão algébrica consiste em escrever uma expressão algébrica em forma de produto.