Quais são os 4 tipos de perfil comportamental?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Quais são os tipos de perfis comportamentais? Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um dos perfis.

Reconhecer que existem perfis comportamentais distintos é afirmar a possibilidade de vida inteligente e produtiva em naturezas diversas. Isso gera valores como liberdade, autonomia e transparência, partes integrantes do processo criativo.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

O que é um perfil analítico? Ter um perfil analítico significa ter a habilidade de produzir e relacionar informações diferentes de forma lógica. Ou seja, analisar os contextos completos para tomar as decisões certas.

O perfil comportamental indica a maneira utilizada para decodificar as posturas adotadas por alguém diante de determinados estímulos. Em outras palavras, é uma forma de compreender e identificar qual será a reação do colaborador diante de uma situação específica.

Então, se você quer se tornar um líder dentro no mercado, é importante começar a desenvolver essas características. Trabalhe em sua autoconfiança, em ter uma visão clara de onde quer chegar, a ser persistente, a ter habilidade de comunicação, a dominar as habilidades técnicas e a ser capaz de tomar decisões rápidas.

Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento informacional (o que o indivíduo faz com relação à informação), comportamento animal, comportamento atmosférico etc..

Descrição. A pessoa influente costuma influenciar e persuadir os outros de forma espontânea. Gosta de trabalhar em equipe e de compartilhar. É aberta, entretém e motiva os outros.

A metodologia utilizada na avaliação comportamental visa analisar o indivíduo por meio de seu comportamento. Desta forma, ela observa e considera as qualidades e defeitos, pontos fortes e fracos, virtudes e vulnerabilidades presentes, classificando e categorizando cada candidato.

A pessoa que tem o perfil analítico é curiosa e por isso sempre busca informações, estuda dados de maneira detalhada e analisa bem as questões antes de partir para a ação. Além disso, quem tem esse perfil é atento aos detalhes, organizado, reservado, metódico, assertivo, focado e comedido.

Um bom funcionário deve ser flexível e ágil na tomada de decisões: o colaborador precisa saber responder por suas funções de forma rápida e efetiva, sem comprometer o desempenho de sua equipe e empresa.

Nenhum ser humano, nem tampouco algum outro animal, se comporta de forma programada ou totalmente determinada por seus genes, que se perpetuam de geração em geração. Todo comportamento, assim como toda característica biológica, é produto de uma complexa rede de fatores genéticos e não genéticos.

Resumindo o perfil AFÁVEL: É suave nos gestos e na voz. Preocupa-se com a harmonia das relações e com os valores sociais. Faz avaliações subjetivas.

Pessoas com um estilo de personalidade dominante tendem a ultrapassar a autoridade, pois preferem estar no comando. Às vezes, eles podem ser argumentativos e não ouvir o raciocínio dos outros. Não gostam de repetição e rotina e podem ignorar os detalhes e minúcias de uma situação, mesmo que seja importante.