Quais são os 5 elementos da direção preventiva?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

Direção preventiva é a forma de dirigir, que permite ao condutor prever situações de perigo agindo de maneira a evitar ou reduzir os riscos existentes. As técnicas de direção preventiva ajudam o condutor a se proteger os demais com atitudes conscientes e responsáveis para um trânsito seguro.

"Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Quais são os 4 tipos de direção veicular?

  1. Mecânica. Esse modelo era comum nos automóveis antigos e ainda se faz presente na maioria dos carros populares hoje. ...
  2. Hidráulica. ...
  3. Elétrica. ...
  4. Eletro-hidráulica.

Entre os pilares que guiam a direção preventiva, estão o conhecimento, a atenção, a previsão, a habilidade e a ação — ou seja, todos comportamentos do condutor para que ele possa chegar ao seu destino final sem enfrentar riscos ou imprevistos.

Conhecimento. O primeiro elemento da direção defensiva é o conhecimento. Aqui, nós nos referimos ao conhecimento técnico, ou seja, ao domínio sobre diferentes questões que podem interferir na condução de um veículo. Por exemplo, para dirigir com segurança, é muito importante que você conheça a legislação de trânsito.

Os atos de imperícia são todos aqueles causados por inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática para a ação realizada. Especificamente no caso de condutores habilitados para tal e passaram por treinamento, a imperícia geralmente está associada à falta de prática na atividade.

Distância de Reacção: Durante o tempo de reacção, o veículo continua a movimentar-se (à mesma velocidade), percorrendo uma determinada distância, avaliada em metros. Esta é tanto maior quanto mais elevada for a velocidade a que se circula. A distância percorrida durante o tempo de reacção chama-se Distância de Reacção.

Distância de frenagem é a distância percorrida pelo veículo, do momento em que se aciona o freio até sua parada total, ou seja, até atingir a inércia. Quanto maior for a velocidade, maior será a distância de frenagem. Falarei mais adiante sobre a relação entre velocidade e distância de frenagem.

É dever de todo condutor de veículo: I - Dirigir com a atenção e os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. Penalidade: Grupo 4. II - Conservar o veículo na mão de direção e na faixa própria.

Direção hidráulica
A direção assistida, ou hidráulica, é até 80% mais leve para o condutor do que a mecânica, justamente pela existência desse óleo, que faz a lubrificação.

Como já dissemos, a direção elétrica é bem mais leve, pois não há praticamente esforço nenhum da parte do motorista. E se você não tem uma, ela não é muito cara de se instalar. Como não é necessário usar a força do motor para conduzir o processo, você também consegue economizar um pouco de combustível.

A direção não assistida nada mais é do que uma direção mecânica ou manual. Ou seja, um sistema que demanda uma força física muito maior do motorista para que os movimentos do volante sejam realizados. Afinal, o usuário não conta com nenhum recurso extra para minimizar seu esforço ao realizar essas manobras.

A direção defensiva é o ato de conduzir o veículo com cautela e segurança. Isso para evitar acidentes causados tanto por condições adversas quanto pelas ações inadequadas de outros condutores. Já para adotar essa postura, é importante que a pessoa pense sempre preventivamente.

A direção defensiva classifica a atenção em três tipos: FIXA, DISPERSA E DIFUSA.

adjetivo Próprio para prevenir; usado como medida de segurança: prisão preventiva. Que evita a realização de algo por antecipação: medidas preventivas. Capaz de prevenir ou utilizado com esse propósito: vacina preventiva.

A direção ofensiva é utilizada nos casos em que é preciso agir para evitar alguma situação como uma perseguição. Essa forma de dirigir não é indicada para motoristas comuns e é amplamente adotada por policiais.