Quais são os 5 verbos?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Existem verbos regulares, irregulares, significativos, de ligação, anômalos, auxiliares, pronominais, reflexivos, abundantes, defectivos, impessoais, unipessoais, transitivos e intransitivos.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares.

Verbos principais são verbos que não necessitam de outros verbos para transmitir a totalidade da ação verbal.
...
Verbos principais

  • correr;
  • brincar;
  • estudar;
  • participar;
  • escorregar.

A língua portuguesa é riquíssima em vocábulos e existem, aproximadamente, cerca de onze mil verbos, divididos em três subgrupos chamados de conjugações.

Verbos da 1° conjugação: verbos terminados em –ar: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2° conjugação: verbos terminados em –er: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,… Verbos da 3° conjugação: verbos terminados em –ir: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,…

Os verbos são palavras responsáveis por indicar ação, estado e fenômenos da natureza. Verbos de 1ª conjugação: terminados em -ar; Verbos de 2ª conjugação: terminados em -er; Verbos de 3ª conjugação: terminados em -ir e em -or.

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

Os verbos são a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza. Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural). O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza.

Existem cerca de 11 mil verbos na Língua Portuguesa. Desses, cerca de 30 verbos caem em 99% das questões de conjugação verbal. Desses 30, há 4 verbos que você simplesmente precisa ter no sangue. Anote aí: VER (e derivados), PÔR (e derivados), VIR (e derivados), TER (e derivados).

A forma verbal tem é usada para designar a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter. Em outras palavras, é como se conjuga ele/ela tem.

De uma maneira geral, verbos exprimem ações, mas muitos deles também permitem manifestar sentimentos, sensações, estados e fenômenos naturais. É próprio de um verbo evocar um processo, isto é, o desenrolar de eventos para os quais podemos identificar seu início e fim.

Os verbos são formados por três partes principais: o radical, a vogal temática e as desinências. Radical é a parte que contém a significação básica da palavra. Normalmente ela se repete em todos os modos e tempos, sem sofrer modificações. O radical pode vir ou não acompanhado de prefixo.

Os verbos indicam ação, acontecimento ou estado e devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz. Os verbos são a classe de palavras que indica ações, acontecimentos ou estados. Eles flexionam de acordo com: o número (singular ou plural);

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

Verbo principal é aquele que possui significação plena, sendo o núcleo de uma oração: Eu estudei matemática.

Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação.
...
Exemplos de verbos que indicam ação

  • pensar;
  • dividir;
  • lutar;
  • almoçar;
  • nascer;
  • acreditar.

Alguns verbos apresentam certas irregularidades e particularidades no processo de conjugação. Entre eles, destacam-se os verbos “pôr”, “polir” e “conter”, os quais analisaremos nesta videoaula.

Há três elementos que encontramos na estrutura das formas verbais: o radical, a vogal temática e as desinências.

A primeira conjugação é um dos três modelos fixos de conjugação verbal. Todos os verbos regulares terminados em -ar, ou seja, que possuem vogal temática a, encaixam-se nesse modelo de conjugação, apresentando as mesmas terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

Frase: enunciado linguístico que possui um sentido completo. Oração: enunciado que contém um verbo ou locução verbal e que pode não apresentar um sentido completo. Período: enunciado que contém uma ou mais orações de sentido completo.