Quais são os 6 ritos da Igreja Católica?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

No Brasil, país tão diversificado, também as expressões do cristianismo católico encontram muitas faces. São 6 diferentes ritos: bizantino, armeno, antioqueno, caldeu, alexandrino e latino.

São eles: Ritos de Passagem; Ritos de Degradação; Ritos de Aperfeiçoamento; Ritos de Renovação; Ritos de Redução de Conflitos; e Ritos de Integração.

Existem, basicamente, duas espécies de ritos litúrgicos: os ritos latinos e os ritos orientais.

Exemplos de rituais litúrgicos: o culto evangélico, a missa católica, a divina liturgia ortodoxa, as reuniões de oração, a novena, o puja na tradição hinduísta, etc. O puja é um ritual no qual são oferecidos flores, água, frutas e incenso à divindade, enquanto são recitados mantras.

Pessoas que têm o costume de orar todos os dias sem falta, no mesmo horário, em um lugar específico e recitando a mesma oração, por exemplo, têm um rito individual. Já o rito social, ainda com o exemplo de caráter religioso, é elaborado por todo o grupo de pessoas que formam a religião.

São elas: os Ritos Iniciais, o Rito da Comunhão, o Rito da Paz e os Ritos Finais. Os Ritos Iniciais são compostos pela entrada do sacerdote, pelo Sinal da Cruz e saudação aos fiéis, pelo Ato Penitencial, pelo Glória e pela Oração da Coleta.

Os Ritos Finais são compostos dos avisos ou agradecimentos, da bênção final e da despedida final. Vejamos cada um deles: AVISOS OU AGRADECIMENTOS: é o momento no qual se comunica à comunidade alguma atividade que acontecerá na paróquia.

Missa pré-tridentina – Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Igreja Católica constitui uma reunião de seis ritos, que estão subdivididos em 23 igrejas, e todas reconhecem o primado do papa. O maior é o latino, de que faz parte o latino-romano, este que habitualmente reconhecemos no Brasil como sendo a “Igreja Católica”.

Um Rito é como uma lei, ele reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico. Os ritos acabam compondo um ritual. Já o ritual seria o desenvolvimento, ou a aplicação dessa lei.

Os ritos iniciais são: a entrada, a saudação, o ato penitencial, o kyrie, o Glória (nos Domingos, Solenidades e Festas) e a oração do dia (chamada de oração coleta). Antes de falarmos da Liturgia da Palavra nos deteremos em dois momentos dos ritos iniciais: o Ato Penitencial e o Hino de Louvor.

É, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação. Ele é dividido em 5 tempos litúrgicos: o Advento, o Natal, o Tempo Comum, a Quaresma e a Páscoa.

Como dissemos o Ano Litúrgico é cíclico e por isso o ano litúrgico é dividido em: Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo da Quaresma, Tempo da Páscoa e Tempo Comum.

Para os católicos, a morte é uma passagem. Segundo o padre Paulo Crozera, coordenador da pastoral Universitária da PUC-Campinas, "Não existem mortos, mas vivos e ressuscitados. O Senhor nos toca e nos reerguemos para a vida eterna"2.

Na maior parte do mundo, a religião costuma orientar os ritos de passagem que marcam as transições fundamentais na vida: nascimento, maioridade, casamento, procriação e morte. O ritual serve para assinalar um ponto de transição, para fortalecer o vínculo com a fé e auxiliar psicologicamente os que passam pela mudança.