Quais são os 7 acordes?

Perguntado por: isales . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Lembrando que memorizando esses formatos podemos montar todos os acordes de violão, incluindo sustenidos e bemóis. Podemos fazer os acordes de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, com sétima, todos sem pestana.

Acordes maiores: Dó maior (C), Ré maior (D), Mi maior (E), Fá maior (F), Sol maior (G), Lá maior (A) e Si maior (B). Acordes menores: Dó menor (Cm), Ré menor (Dm), Mi menor (Em), Fá menor (Fm), Sol menor (Gm), Lá menor (Am) e Si menor (Bm).

Um caminho simples e rápido para encontrar a sétima é: Diminuir 1 tom ou meio tom do 1º grau. Exemplo: Se diminuir 1 tom de Dó vamos ter o Sib, e o Sib é a sétima do acorde do C.

Acordes maiores, acordes menores, acordes diminutos, acordes aumentados.

Iremos fazer uma conta fácil : Pra abranger toda a graduação cromática, teríamos, contando somente os acordes naturais maiores e também menores, 24 acordes. Suponhamos que teríamos ao menos 10 posições pra qualquer um deles. Só aí são já 240 acordes. Some -se a isso os acordes alterados ( sétima, quarta, nona…).

Formação de acordes e cifragem - Parte 1

  • A letra A é a nota Lá.
  • A letra B é a nota Si.
  • A letra C é a nota Dó.
  • A letra D é a nota Ré.
  • A letra E é a nota Mi.
  • A letra F é a nota Fá.
  • A letra G é a nota Sol.

Portanto, o acorde de Dó maior é formado pelas notas Dó, Mi e Sol.

O Acorde Perfeito Maior (também chamado de acorde maior) tem em sua formação os intervalos de 3ª maior e 5ª Justa. É encontrado nos I, IV e V graus das escalas maiores e nos V e VI das escalas menores (forma harmônica).

Os acordes são duas ou mais notas harmônicas tocadas ao mesmo tempo. A maioria dos acordes básicos são construídos usando três notas (tríades). Os acordes são criados a partir de sua nota tônica (a nota fundamental). O resto das notas em um acorde são determinados tendo em vista sua qualidade.

Os oito acordes para guitarra que todo o guitarrista iniciante deve aprender em primeiro lugar são: Dó maior – Lá maior – Sol maior – Mi maior – Ré maior – Lá menor – Mi menor – Ré menor.

#6 Faça seus primeiros acordes e aprenda as cifras básicas
Nesse processo, o mais recomendado é aprender o básico na mão esquerda primeiro e depois encaixar com a mão direita, de forma coordenada.

O indicador é o número 1, o dedo médio é o dedo dois, o anelar é o dedo três e o dedinho é o número quatro.

Dessas cinco notas duas se repetem, temos então apenas três notas distintas: DÓ, MI e SOL. Essas três notas juntas formam o acorde de DÓ MAIOR, e o nome dado ao acorde formado por três notas é TRÍADE.

Acorde de cinco sons: dó-mi-sol-si-ré – Acorde de Nona; Acorde de seis sons: dó-mi-sol-si-ré-fá – Acorde de Décima primeira. Ao repetir uma das notas do acorde, este continua na sua classificação original sem levar em conta as notas dobradas.

Encontra acordes no piano, na guitarra, e no uquelele
Na guitarra e no uquelele, os números indicam quais dedos deves usar para pressionar as cordas contra o braço. O número “1” é o indicador, “2” é o médio, “3” é o anelar, e “4” é o mindinho.

Acordes maiores com sétima menor e nona maior (b9 ou #9), usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB. Desenhos de acordes maiores com sétima menor e décima terceira maior usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB. Desenhos de acordes diminutos, usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.

O que caracteriza um acorde de C são as três notas de sua tríade. Sendo“C” a tônica, “E” a terça e “G” a quinta. A Tônica (também chamada de Fundamental ou Raiz) é a nota que nomeia o acorde. Veja abaixo a relação de todas as Tríades.

A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = , E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.

Na verdade, de escalas pentatônicas, porque existem duas: a escala pentatônica maior e a escala pentatônica menor. Na linguagem comum, quando falamos da escala pentatônica, é a escala pentatônica menor. A pentatônica, sendo escala menor ou maior, tem três grandes vantagens: Ela é fácil de aprender.

- Sempre que se está em um dos acordes o próximo será um dos outros dois. Por exemplo: digamos que o tom da música é Sol (acordes: G, C, D), e você está tocando o acorde de Sol como o primeiro acorde da música, logo o próximo acorde só pode ser uma das duas outras opções. Ou seja: Dó ou Ré.

Quando tocamos só uma corda do violão (solta ou presa) fazemos apenas uma nota, ela não tem "sobrenome", não é Maior nem menor, é só uma nota. Quando falamos em acordes temos que fazer várias notas ao mesmo tempo (no mínimo 3) e dependendo dessas notas temos a classificação do acorde como Maior ou menor.