Quais são os 7 elementos da linguagem?

Perguntado por: lportela9 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.

De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.

Elementos básicos da linguagem visual:

  • O Ponto.
  • A Linha.
  • A Forma.
  • A Cor.

Na linguagem não verbal, além dos gestos e sinais, pode ocorrer por fotografias, imagens, desenhos, etc. No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.

Elementos fundamentais da linguagem artística

  • Melodia, harmonia e ritmo: música;
  • Ator, texto, encenação e plateia: artes cênicas;
  • Ponto, linha, forma, plano, superfície, textura e cor: artes visuais;
  • Autor, tempo, espaço, personagem: literatura.

As linguagens artísticas são as maneiras de expressão utilizando as artes, como, por exemplo, a música, a poesia, a dança, o teatro, o cinema, a pintura, o desenho, a história em quadrinho, o grafite, a fotografia, etc.

Da união das ideias destes dois grandes artistas chegamos a seis elementos das artes plásticas: o ponto, a linha, a superfície, a cor, a luz/sombra e o volume.

A criação de uma imagem para comunicar uma ideia pressupõe o uso de uma linguagem visual. Acredita-se que, assim como as pessoas podem "verbalizar" o seu pensamento, elas podem "visualizar" o mesmo.

O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância rígida como um bastão, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.

Fogo, terra, água e ar. Os filósofos gregos acreditavam que esses quatro elementos formavam tudo o que existe.

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança. Há ainda outras linguagens, como o cinema e a performance, que adentram o currículo de Arte, mas são as quatro anteriores que o estruturam.

A arte rupestre foi a primeira manifestação artística realizada pelos humanos ainda na Pré-história, demonstrando um grande refinamento de formas e de abstração. Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história.

São elas: palavras de afirmação, tempo de qualidade, toque físico, atos de serviço e presentes. A coordenadora da clínica-escola do curso de Psicologia da UNICID, Ana Flavia da Costa Parenti, conta que cada pessoa pode possuir até duas dessas linguagens, sendo uma delas preponderante.

Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas.

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação.

Na óptica do linguista Ferdinand de Saussure, a linguagem é composta pela língua (é o idioma, um modelo geral e constante para os membros de uma determinada colectividade linguística) e pela fala (a materialização momentânea desse modelo; é um ato individual e voluntário que se realiza por intermédio da fonação e da ...

Elementos da Comunicação: emissor, receptor, mensagem - Toda Matéria.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

ponto, a linha, a forma e a cor.

Linha ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns aos outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc.