Quais são os 7 passos do atendimento ao cliente?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 7 de maio de 2023
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7 etapas do processo de atendimento ao cliente

  • 1 – Solicitação de atendimento pelo cliente. ...
  • 2 – Primeira resposta: entendendo a situação. ...
  • 3 – Primeira tentativa de solucionar o problema. ...
  • 4 – Especializando o nível de atendimento (se necessário) ...
  • 5 – Confirmação de que o problema foi resolvido. ...
  • 6 – Pesquisa de satisfação.

4 pilares da qualidade de atendimento ao cliente

  • Atendimento ágil.
  • Comunicação assertiva.
  • Oferecer soluções no autoatendimento.
  • Foco na experiência do cliente.

5 habilidades essenciais para o atendimento ao cliente e como desenvolvê-las

  • Habilidade #1 – Empatia.
  • Habilidade #02 – Positividade.
  • Habilidade #3 – Paciência.
  • Habilidade #04 – Comunicação clara.
  • Habilidade #05 – Aprendizado constante.

Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo; Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo; Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.

Confira as práticas específicas de cada uma delas.

  • Proatividade. Essa é, com certeza, uma das principais características de um bom profissional de atendimento. ...
  • Empatia. Ser empático significa compreender a situação do outro e se colocar em seu lugar. ...
  • Paciência e resiliência. ...
  • Agilidade. ...
  • Organização. ...
  • Boa comunicação.

Todo bom atendimento ao cliente deve ter

  • Planejamento. O planejamento é a primeira etapa para o sucesso de qualquer processo. ...
  • Conheça o público. A linguagem utilizada na comunicação com o cliente deve ser adequada ao perfil do seu público. ...
  • Implementação de softwares. ...
  • Treinamento de equipe. ...
  • Pesquisas de satisfação.

Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente. Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

Escuta ativa. Boa capacidade de solução de problemas. Comunicação empática. Clareza no repasse de informações.

Atua com atendimento ao cliente, recepciona, apresenta os produtos, realiza a organização de prateleiras, estocagem e organização do local. Faz a recepção de mercadorias e esclarecimento de dúvidas.

Os 4 pilares para uma atitude vencedora em vendas

  • Atitude vencedora: conheça os 4 pilares da venda.
  • Acreditar em seu produto.
  • Acreditar em seu treinamento.
  • Acreditar na empresa.
  • Acredite em si mesmo.

Boa leitura!

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. Ninguém falha de propósito, no entanto, erros acontecem. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.

Demonstre empatia
Isso é importante durante o atendimento porque o consumidor será mais receptivo ao se sentir compreendido. A empatia também pode diminuir os conflitos e criar uma interação mais agradável com sua empresa.

Há algumas formas de melhorar o atendimento ao cliente, deixando a experiência do consumidor ainda mais positiva, sendo elas:

  • Resposta rápida e precisa;
  • Ouvir mais do que falar;
  • Ser gentil durante todo atendimento;
  • Conhecer o cliente.

Qualidade é sinônimo de precisão, padronização e conformidade. Quando aplicado ao atendimento, se propõe a atingir certo nível de excelência. Assim, podemos definir a qualidade no atendimento como as estratégias utilizadas por uma marca para conquistar clientes, deixá-los satisfeitos e felizes com o produto ou serviço.

Como fazer um bom atendimento?

  1. Valorize o seu cliente. Saber valorizar o cliente é um passo importante para fazer um bom atendimento em seu estabelecimento. ...
  2. Saiba ouvir. ...
  3. Treine sua equipe. ...
  4. Invista em tecnologia. ...
  5. Use métricas importantes. ...
  6. Adote a humanização. ...
  7. Utilize diversos canais de comunicação. ...
  8. Capriche no pós-venda.

Continue a leitura e entenda como colocar essas sugestões em prática.

  1. Invista no treinamento da equipe. ...
  2. Tenha um bom software de atendimento ao cliente. ...
  3. Automatize o atendimento. ...
  4. Use respostas simples e objetivas. ...
  5. Integrar suas ferramentas de atendimento.

Você sabe como encantar o cliente? Conquistar a atenção do consumidor ideal, criar um relacionamento, engajar e fechar negócio: todo esse processo pode ser potencializado com um bom trabalho no pós-venda, afinal, clientes encantados ajudam a divulgar a marca espontaneamente e são potenciais compradores.

É o comportamento regular de atendimento, que não depende do estímulo do cliente. Exemplo: ser educado e gentil com o cliente, mesmo que ele não seja. Algumas atitudes ativas vitais são mais simples do que imaginamos: cumprimentar, sorrir, olhar nos olhos, perguntar e escutar o cliente.

Técnicas de abordagem ao cliente presencial

  1. Tenha uma abordagem cordial e atenciosa.
  2. Faça perguntas abertas.
  3. Use a linguagem corporal.
  4. Mantenha o contato visual.
  5. Comunique com clareza e objetividade.
  6. Apresente opções.
  7. Use técnicas de persuasão.
  8. Ofereça suporte pós-vendas.