Quais são os 7 tipos de cultura?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

7 Tipos de Cultura

  1. Cultura popular. A cultura popular é a base da cultura de qualquer povo e região. ...
  2. Cultura erudita. ...
  3. Cultura de massa. ...
  4. Cultura material. ...
  5. Cultura imaterial. ...
  6. Cultura organizacional. ...
  7. Cultura corporal.

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

São elas:

  • cultura do poder;
  • cultura de papéis;
  • cultura de tarefas;
  • cultura de pessoas.

Mas não desapareceram. Hoje em dia, estima-se que existam ao menos 255 culturas indígenas no território brasileiro, com modos de se alimentar, crenças, rituais, vestimentas e técnicas específicas, e que somam segundo o Censo IBGE 897 mil pessoas.

Devido a um grande processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo. De maneira simplificada, pode-se dizer que a formação cultural do Brasil é o resultado da miscigenação entre o indígena, o negro e o imigrante europeu.

- Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.

A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.

A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

Em definições mais gerais, a cultura pode ser classificada em três tipos: cultura popular, cultura erudita e cultura de massas.

A cultura é dividida em duas categorias diferentes pelos estudiosos, a cultura material e a imaterial. Para entender o conceito de cultura é necessário saber diferenciar esses dois pontos. Material: objetos físicos, recursos e espaços que as pessoas usam para definir suas culturas.

Artefatos, valores compartilhados, pressuposições básicas, histórias, rituais e cerimônias, símbolos materiais e linguagem são os 7 principais componentes da cultura organizacional e o seu impacto é imenso, uma vez é justamente a cultura que aponta a mentalidade da empresa e direciona o comportamento dos colaboradores.

Os principais tipos de cultura organizacional são a cultura de poder, cultura de pessoas, cultura de tarefas e cultura de papéis. Cada uma delas apresenta um foco específico, vantagens e desvantagens.

Sociedades distintas vão necessariamente originar culturas diferentes, ou seja, diferentes formas de ver o mundo e orientar a atividade social. É por isso que existem tantas diferenças culturais, mesmo sendo todos pertencentes à mesma espécie humana.

A cultura indígena dos povos originários. A cultura africana dos diversos povos escravizados e trazidos para o Brasil. A cultura europeia dos colonizadores portugueses.

O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.

Podemos afirmar que a cultura é o que nos define, norteia nossos comportamentos, pensamentos e princípios. Por conta disso, temos uma grande diversidades de culturas e, consequentemente, de pessoas que distinguem totalmente umas das outras em todo o mundo.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

É o conjunto das diferentes culturas que existem no mundo.

A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.

Para Tanure (2003), cultura nacional são os valores, crenças e premissas aprendidas desde a infância que diferenciam um grupo de pessoas de um país ou uma região.

A cultura compreende o conjunto de costumes e tradições de um povo os quais são transmitidos de geração em geração. Como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crenças, comportamentos, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros.