Quais são os 8 pronomes possessivos?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

Os pronomes possessivos são aqueles que indicam a posse de algo. Eles variam em gênero e número, conforme as pessoas que detém algo e o número de coisas que elas possuem. Exemplos de frases com pronomes possessivos: Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular)

Pronomes possessivos (meu, teu, seu, nosso, vosso, seu); Pronomes interrogativos (que, quem, qual, quanto); Pronomes indefinidos (alguém, algum, algo, nenhum, muito, pouco); Pronomes relativos (que, que, onde, o qual, cujo, quanto).

Os tipos de pronomes são:

  • pessoais.
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) de tratamento.
  • demonstrativos.
  • possessivos.
  • relativos.
  • indefinidos.
  • interrogativos.

Pronomes pessoais são aqueles que substituem substantivos no enunciado, representando as três pessoas do discurso. Podem ser do caso reto, do caso oblíquo ou de tratamento.

Minha bicicleta é mais velha que a sua. Observemos que na frase a palavra minha refere-se a bicicleta (bicicleta de quem fala). A palavra minha indica posse, e concorda com a coisa possuída (bicicleta, feminino singular) e também com a pessoa que fala, no caso eu, 1ª pessoa do singular. Minha é um pronome possessivo.

1ª pessoa: este, esta, isto; 2ª pessoa: esse, essa, isso; 3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo. De acordo com a gramática, os demonstrativos este(s), esta(s) e isto são usados para as pessoas ou coisas que se encontram perto da pessoa que fala.

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos.

Pronomes relativos são os pronomes que se referem a um termo anterior. Os pronomes relativos são: que, quem, onde, o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quantas.

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Os pronomes possessivos estabelecem concordância com a pessoa gramatical a que se referem, indicando se há apenas um possuidor (eu, tu, ele, ela) ou se há vários possuidores (nós, vós, eles, elas). Também varia em gênero (masculino e feminino) e número (plural e singular) de acordo com o objeto ou ser que é possuído.

Esse pronome, de 1ª pessoa do singular, indica posse, ou seja, a pessoa que emite o discurso (1ª pessoa) tem posse da casa. Sou apaixonado por essa escritora! Os seus livros são os melhores.

Os pronomes demonstrativos são usados para apontar a relação de distância (de lugar ou de tempo) entre o nome ao qual se referem e as pessoas do discurso. Assim, são pronomes usados para indicar a posição daquilo a que se referem.

Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.

- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso.

Pronomes indefinidos adjetivos e substantivos
Podem, contudo, ser utilizados também como pronomes indefinidos substantivos. É o caso dos pronomes algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, vário, tanto e quanto. Nenhum homem teve coragem de se pronunciar contra aquela tirania.

Pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, podendo ser do caso reto, do caso oblíquo tônico ou átono, ou ainda de tratamento. Os pronomes do caso reto, oblíquos e de tratamento são as categorias dos pronomes pessoais.