Quais são os alimentos que contêm ácido fólico?

Perguntado por: amachado3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Uma das fontes de ácido fólico mais abundantes são todas as folhas verdes escuras, com destaque para espinafre, brócolis, couve, alface e salsa. Os cereais integrais, feijões, cogumelos, fígado de galinha, ovo, levedura de cerveja e gérmen de trigo também possuem boas quantidades do nutriente.

As principais fontes alimentares de ácido fólico são espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja e derivados, laranja, melão, maçã, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua, amendoim, mas em quantidades insuficientes para suprir as ...

O ácido fólico também é necessário para o desenvolvimento normal do sistema nervoso do feto. Boas fontes de ácido fólico incluem verduras de folhas verdes cruas, aspargos, brócolis, frutas (especialmente frutas cítricas), fígado, outras vísceras, levedura seca e pães, massas e cereais enriquecidos.

Gestantes e mulheres que estão tentando engravidar e fazem uso de suplementos de ácido fólico podem estar correndo risco de ter os seus benefícios reduzidos através da exposição solar, alerta um novo estudo publicado no Journal of Photochemistry and Photobiology Biology.

Benefícios comprovados do ácido fólico
O folato é necessário para numerosas funções do corpo. Entre elas: a síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias. O folato é importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso.

Uma das fontes de ácido fólico mais abundantes são todas as folhas verdes escuras, com destaque para espinafre, brócolis, couve, alface e salsa. Os cereais integrais, feijões, cogumelos, fígado de galinha, ovo, levedura de cerveja e gérmen de trigo também possuem boas quantidades do nutriente.

Ácido fólico
Ele pode ser encontrado em: vegetais folhosos verde escuros (espinafre, couve, brócolis); fígado (de galinha ou de boi); lentilhas, feijão preto, grão de bico; e.

A carência de ácido fólico nesse período pode acarretar uma má formação do tubo neural, como a espinha bífida, e comprometer assim o desenvolvimento do feto.

Agora você já sabe que os melhores ácidos fólicos do mercado são:

  • SUNDOWN NATURALS - Ácido Fólico Vitamina B9.
  • UNILIFE VITAMINS - Ácido Fólico B9.
  • APISNUTRI - Vitamina B9.
  • NOW - Ácido Fólico 800 mcg com Vitamina B12.
  • LITEÉ - Ácido Fólico Litee.

Quais as contraindicações do Ácido Fólico? O Ácido Fólico não deve ser administrado até que se tenha descartado o diagnóstico de anemia perniciosa, já que o mesmo corrige as manifestações hematológicas e mascara a anemia perniciosa, possibilitando a evolução de danos neurológicos.

A dose diária recomendada de ácido fólico para qualquer mulher em idade fértil (que não está tentando engravidar) é de 400 mcg. Isso pode ser facilmente atendido com uma dieta equilibrada, incluindo folhas verdes escuras, frutas, feijões e grãos enriquecidos com ácido fólico.

É o metilfolato (ou seja, o ácido fólico metabolizado) que realmente age no organismo. O metilfolato é, portanto, a vitamina B9 em sua forma natural e ativa e o ácido fólico é a versão sintética do folato.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

A suplementação com ácido fólico geralmente é recomendada em casos de deficiência dessa vitamina, quando se tem anemia, para gestantes e mulheres que estão amamentando, devendo ser feita com orientação de um médico.

Vitamina B12 e ácido fólico (folato) são dois nutrientes utilizados pelo corpo humano para a formação de hemácias no sangue. Possuir uma deficiência destas vitaminas do complexo B acarreta uma redução crônica das células vermelhas, podendo desencadear quadros de anemia.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5).