Quais são os animais que se alimentam de vegetais e animais mortos?

Perguntado por: anobrega2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

São os animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas e animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos. Os exemplos mais comuns incluem os urubus, os abutres, as hienas e várias espécies de escaravelhos e moscas.

*SERES DECOMPOSITORES: Algumas bactérias e fungos se alimentam de organismos mortos e restos de seres vivos, realizando o processo de decomposição; portanto, eles são chamados de decompositores.

Animais herbívoros são aqueles animais que apresentam dieta baseada na ingestão de vegetais e/ou algas. Esse é o caso, por exemplo, de bois e lagartas, animais que se alimentam de vegetais. Para garantir um bom aproveitamento do alimento que ingerem, esses animais apresentam uma série de adaptações.

Os animais onívoros são aqueles que se alimentam de fonte vegetal e animal, ou seja, um onívoro apresenta uma dieta bem variada. A origem da palavra onívoro vem do latim e significa a união dos termos "omnis" e "vorus" que significa "aquele que come tudo".

Os porcos são animais onívoros, ou seja, que se nutrem de alimentos de origem animal e vegetal. Nos vertebrados onívoros, a diversidade de dentes auxilia na alimentação, sendo observados dentes incisivos, caninos, molares e pré-molares. Os dentes incisivos servem para cortar os alimentos.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo.

Os animais carnívoros são aqueles que se alimentam predominantemente da carne de outros animais. Chamados de predadores, eles são consumidores que podem ser identificados de duas formas diferentes: consumidores secundários: se a fonte de alimentação for os animais herbívoros.

Ora, os decompositores são microrganismos, bactérias e fungos que, juntamente com pequenos animais, como as minhocas, o minhocuçu e os gôngolos, formam um batalhão de bichinhos que vivem no solo e são responsáveis pelo trabalho de reciclagem de detritos e de resíduos depositados em sua superfície.

Consumidores podem ser primários quando têm uma dieta herbívora; secundários, quando se alimentam de herbívoros; e terciários quando têm carnívoros em sua dieta, e assim sucessivamente. Na cadeia alimentar representada aqui, o urubu desempenha o papel de consumidor quaternário.

Os animais predadores são os que se alimentam de outros animais. Eles ocupam o topo da cadeia alimentar e por isso são encontrados em menor quantidade. Os predadores, geralmente, são de grande porte, ágeis e adaptados para a caça.

Os organismos chamados de decompositores são as bactérias e os fungos, que são capazes de realizar o processo de decomposição como forma de adquirir energia.

São exemplos de animais carnívoros: gatos, ursos, lobos, falcões, cobras, tubarões, louva-deus, algumas moscas, entre outros.

Os animais onívoros são animais que se alimentam de tudo, comem vegetais e também outros animais.

Os animais carnívoros consomem predominantemente carne de outros animais. Já os herbívoros se alimentam exclusivamente de material vegetal, ou seja, folhagens, plantas, flores, etc. Existem algumas diferenças visíveis entre animais onívoros, carnívoros e herbívoros.

Sua dieta abrange vários tipos de alimentos, incluindo mariposas, larvas, frutas silvestres, mel, pequenos roedores, e grandes animais como cervos e alces.