Quais são os bairros mais perigosos de Belém?

Perguntado por: vornelas4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

De acordo com Chagas (2014), o bairro do Guamá apresenta a maior taxa de homicídio do estado do Pará, enquanto o bairro do Jurunas ocupa o segundo lugar. Esses dados explicam porque Belém ocupa a décima posição entre as cidades mais violentas do mundo e a terceira posição entre as mais violentas do Brasil.

O bairro do Paar, localiza-se na cidade de Ananindeua, região metropolitana de Belém no estado do Pará e se apresenta como uma das áreas que possuem os mais elevados índices de criminalidade, como o mais violento a vida humana – o homicidio.

Umarizal

Umarizal. Conhecido como um dos bairros mais bonitos de Belém, o Umarizal é o mais caro e mais valorizado da capital paraense. Já foi reduto de intelectuais e boêmios, mas atualmente é principalmente residencial, com boa infraestrutura urbana e algumas das melhores opções de escolas e sete hospitais.

Umarizal, o bairro

Uma “microcidade” que tem o melhor de tudo. Assim pode ser definido o bairro do Umarizal, zona centro sul de Belém.

Então confira o conteúdo a seguir:

  1. Visite o local várias vezes. O primeiro passo para saber se você está realmente em um bairro seguro é visitar o local em várias ocasiões. ...
  2. Use a internet a seu favor. ...
  3. Converse com porteiros e moradores. ...
  4. Verifique se há comércio por perto.

A favela no Rio de Janeiro do Complexo do Alemão lidera os rankings dos tiroteios e registrou nesse período ao menos 1 tiroteio a cada um dia e meio. A partir dos dados de 2018, a média fica 1 para um.

Ação midiática taxa Heliópolis como uma das favelas mais perigosas do Brasil. A partir do dia 29 de maio de 2021 o desaparecimento do soldado Leandro Patrocínio e os desdobramentos desse caso vem chamando a atenção, tanto dos moradores quanto das pessoas que não conhecem o nosso bairro.

Em contrapartida, os menos violentos e com menor taxa foram: Souza (5,6), Umarizal (11,7), Batista Campos (12,9) e Nazaré (13,5). A maioria dos bairros com as menores taxas são nobres e se concentram próximo ao centro da cidade.

São Miguel é um distrito da zona leste do município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. Teve, como núcleo inicial, a chamada Capela dos Índios, uma igreja construída no século XVI para o aldeamento de indígenas da região.

Forte do Presépio

O bairro da Cidade Velha é o berço de Belém. A primeira edificação nesse local foi o Forte do Presépio, construído em janeiro de 1616, no século XVII, assim que o capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, conquistou a cidade. Era um forte de taipa coberto de madeira.

A capital paraense é uma das cidades que tem o custo de vida mais elevado do Brasil. É o que indica uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 7 de dezembro. Segundo a pesquisa, o preço dos alimentos é um dos principais agravantes para esta situação.

Belém: A capital paraense, claro, comanda a lista. Uma das cidades mais importantes do ponto de vista histórico, cultural e econômico do país, Belém dispõe de grande estrutura urbana. É o segundo município mais populoso e tem a sexta posição no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de toda a região Norte.

A região Norte do país é representada por apenas um bilionário: Samuel Barata, nascido no Pará e dono da maior fatia do conglomerado Drogarias Pacheco. Ele tem fortuna estimada em R$ 8 bilhões pela Forbes e está no 61° lugar no ranking.

Confira a seguir, os 5 melhores bairros de Belém para explorar a capital do Pará com segurança, conforto e sem perrengue.

  • Umarizal.
  • Nazaré
  • Campina.
  • Batista Campos.
  • Cidade Velha.
  • Outras regiões.

IL PALAGIO

IL PALAGIO - O prédio mais luxuoso de Belém.

Avenida Presidente Vargas

Um dos principais pontos turísticos da cidade, a Avenida Presidente Vargas é considerada a maior rua de Belém, pois sua distância total chega próximo a 2,5 quilômetros.

A principal concentração da economia belenense está nas atividades do comércio, serviços e turismo, com forte desenvolvimento também da atividade industrial, com grande número de indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras.

Entre os pontos essenciais para avaliar a segurança do entorno estão infraestrutura do bairro, movimentação noturna e estatísticas do local. Pedir a opinião dos vizinhos, analisar o policiamento e os tipos de comércio na região também são cuidados essenciais ao considerar o fator segurança.

A seguir, confira algumas dicas básicas de como escolher um bairro seguro e decida corretamente qual é o melhor bairro para morar com sua família.

  1. Pesquise sobre a infraestrutura do bairro.
  2. Confira estatísticas oficiais.
  3. Visite o bairro em dias e horários alternados.

A Rocinha foi, por muitos anos, uma das favelas mais seguras do Rio. Seu mergulho em batalhas sangrentas é simbólico do esfacelamento da cidade.