Quais são os benefícios da gema do ovo?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Benefícios - A gema do ovo é uma fonte rica de vitamina A, vitamina D, cálcio, ácido fólico e ômega 3, além de vitamina B, ideal para o funcionamento do cérebro, melhorando a memória e a concentração.

A clara de ovo é uma fonte de proteína barata e com teor muito baixo de gordura. Além de ser utilizada por quem pratica atividade física e está de olho em aumentar a massa muscular, há benefícios da clara de ovo para a saúde da pele e também para a perda de peso.

Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.

Ainda segundo a Mayo Clinic, um ovo grande contém cerca de 186 mg de colesterol - e cada um destes 186 mg encontram-se na gema. A clara de ovo não contém colesterol. Por isso, se comer um ovo (com gema e clara), é importante limitar outras fontes de colesterol provenientes da alimentação durante o resto do dia.

Segundo os defensores dessa recomendação, para a reconstrução muscular, o ideal é comer apenas a clara, parte do alimento rica em proteínas e baixa em gordura. A gema, por sua vez, teria apenas gordura e, portanto, não traria benefício nenhum. Pelo contrário.

"Tudo em excesso faz mal. Se você consumir 1 dúzia de ovos no total das refeições, por exemplo, o colesterol vai aumentar. Tudo é equilíbrio. O que aumenta o colesterol são os maus hábitos alimentares, o sedentarismo, o estresse e a predisposição genética, e não o consumo de um alimento isolado, como o ovo", afirma.

"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.

As claras aumentam a produção de colágeno do organismo e deixam a pele mais fime.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

“Por isso, a ingestão de clara é mais liberada. É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Quem tem colesterol alto pode sim comer ovo, mas com moderação. Nutricionistas apontam que ovo é um alimento muito nutritivo, com fonte de proteína e demais nutrientes.

Hoje, é reconhecido pelo seu valor nutricional, sendo classificado como uma proteína completa, ou seja, que contém todos os aminoácidos, além das vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

5 exercícios aeróbicos para ajudar a diminuir o colesterol alto

  • O desporto é uma boa maneira de reduzir o colesterol alto. Nós damos-lhe algumas dicas de exercícios chave! ...
  • CICLISMO. Andar de bicicleta é um exercício dinâmico. ...
  • CORRER. Não há dúvida de que correr está na moda! ...
  • NATAÇÃO. ...
  • DANÇAR. ...
  • ANDAR.