Quais são os carros mais econômicos do Brasil?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
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Renault Kwid

O carro mais econômico do Brasil: Renault Kwid - 1,36 MJ/km. O Renault Kwid é o carro mais econômico do Brasil em 2023, desconsiderando os híbridos e elétricos. Manteve a posição de 2022, aproveitando as mudanças realizadas durante a reestilização.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

O Chevrolet Onix Plus 1.0 LT lidera a lista de carros mais econômicos do Brasil em 2022. O modelo, que conta com motor 1.0 flex, pode ser adquirido a partir de R$ 66.520. Quanto ao consumo de combustível, o veículo faz 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com etanol.

De acordo com os dados de consumo do Up TSI 2016, o modelo foi considerado o carro mais econômico do mercado brasileiro, atingindo a impressionante marca de 16,1 km/l de gasolina na estrada.

saiu de linha na Europa. Por lá, o subcompacto estava no mercado desde 2011. Já por aqui, no Brasil, o modelo teve carreira mais curta: esteve em produção somente entre 2014 e 2021.

Os turbinados de fábrica ultrapassam 200 mil km ou 300 mil km sem nenhum problema. Mas, mesmo eles, quando solicitados e excedidos os limites do bom-senso (e das rotações…), podem ter sua durabilidade reduzida.

etanol

O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.

etanol

É importante estar atento a qualidade do combustível
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados.

A quantidade de dióxido de carbono e monóxido de carbono produzidos a partir da combustão do etanol é bem menor do que na combustão da gasolina. O etanol, mais uma vez, pode ser considerado um combustível menos poluente.

Carro sedan: os 5 mais confortáveis do mercado

  • Hyundai HB20. Conforto é palavra de ordem no Hyundai HB20. ...
  • Chevrolet Onix. O Chevrolet Onix Sedan tem um dos maiores espaços internos da categoria. ...
  • Nissan Versa. ...
  • Ford Ka Sedan. ...
  • Renault Logan.

1º lugar – Onix Plus (7.104 emplacamentos)
Líder de vendas entre os sedans no Brasil, o Onix Plus é um sedan compacto vendido no Brasil desde setembro de 2019 pela pela GM. O modelo é vendido por preços que variam entre R$ 83.890 e R$ 106.790.

1. Nissan Versa 1.0. Com o motor 1.0 três cilindros, os preços de revisões do Versa são imbatíveis. São R$ 2.675 cobrados nas seis primeiras revisões.

1. Fiat Pulse. O Pulse não só é o SUV mais econômico do Brasil como é também o único crossover a ter o selo de eficiência energética do Inmetro. Mas isso só na versão Drive com motor 1.3 aspirado e câmbio automático do tipo CVT.

1 – Volkswagen Nivus 1.0 turbo
Com isso, é dele o título de campeão da lista de “qual o SUV com a manutenção mais barata”, onde as revisões até 60 mil km somam apenas R$ 2.612,04.

Além de deter o título de carro que menos desvaloriza após um ano de uso, o Honda HR-V também é o SUV campeão na hora da revenda. Junto a ele, apenas o Jeep Compass e o Nissan Kicks perdem menos de 10% do seu valor no mesmo período.

Assim como o Mobi, o Uno tem apetite moderado: ele faz 8 km/l e 9,4 km/l com etanol e 11,6 km/l e 13,4 km/l com gasolina. Dessa forma, o Mobi sai na frente com sua pontuação em relação ao consumo.

R$ 68.990

Com esse novo aumento, o Fiat Mobi Like 1.0, a versão de entrada do subcompacto, tem preço a partir de R$ 68.990, ante os R$ 65.890 cobrados até então (tabela que publicamos em outubro de 2022), o que significa um razoável aumento de R$ 1.500 nesta configuração de entrada.

Vamos por partes: TSI é a abreviatura de Turbocharged Stratified Injection (turbo com injeção estratificada, ou direta, em uma tradução livre). Já os números indicam o torque gerado pelo motor em Nm (Newton/metro), e não em kgfm (quilograma-força/metro), como é mais usual no Brasil.

Como diz o próprio nome, a nova versão terá como principal diferencial a motorização com potência reduzida. Será usada uma versão mais branda do conhecido motor 1.0 TSI, neste caso com 101 cv a 5.000 rpm e cerca de 16,8 kgfm de torque a 1.500 rpm. O "170" faz referência ao torque em Nm, que neste caso é de 165 Nm.

Quando abastecido com gasolina, o consumo do up! TSI é surpreendente. Considerando a média rodoviária de 19,1 km/l, a autonomia do compacto é similar a de modelos movidos a diesel: 955 km, com um tanque de 50 litros de capacidade.