Quais são os cinco campos de experiência da BNCC?

Perguntado por: edomingues4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Os 5 campos de experiência da BNCC

  1. O eu, o outro e o nós. As crianças devem interagir entre si e com adultos para criar percepções sobre si mesmas e sobre os outros. ...
  2. Corpo, gestos e movimentos. ...
  3. Traços, sons, cores e formas. ...
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

na produção de textos com significados mais precisos. (somente anos iniciais); campo artístico-literário; campo das práticas de estudo e pesquisa; campo jornalístico/midiático; campo de atuação na vida pública.

Sendo assim, a BNCC estabelece cinco campos de experiência. Esses campos de experiência se referem a situações e experiências que devem ser proporcionadas às crianças para que elas desenvolvam as aprendizagens essenciais. Dessa forma, os campos de experiência orientam o planejamento pedagógico dos professores.

Áreas do conhecimento, segundo o Enem

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; Campos de experiências.

Os 4 principais pilares da educação infantil

  1. 1- Aprender a conhecer. Conhecer é dar significado e utilidade às descobertas realizadas. ...
  2. 2- Aprender a fazer. ...
  3. 3- Aprender a conviver. ...
  4. 4- Aprender a ser.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

Dialogam com os quatro eixos de formação:

  • - Letramentos e capacidade de aprender.
  • - Leitura do mundo natural e social.
  • - Ética e pensamento crítico.
  • - Solidariedade e sociabilidade.

No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica.

Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar.

O primeiro campo proposto pela BNCC, O Eu, o Outro e o Nós, centra-se na construção da identidade, da subjetividade, das relações interpessoais, do respeito próprio e coletivo e da sensação de pertencimento a um grupo.

Os campos de experiência existem para nortear e apoiar o planejamento pedagógico dos docentes. Eles cuidam para que o aluno tenha espaço, tempo e liberdade para se expressar e o professor possa acompanhá-lo nessa jornada.

Os conhecimentos podem ser pensados a partir de quatro dimensões principais: científico, filosófico, religioso e empírico.

Os Componentes Curriculares são matérias acadêmicas que compõe o itinerário curricular do Curso, com creditação e carga horária pré-definida. Segundo o Regimento Interno do PPG EDUCAMPO, os componentes curriculares do curso dividem-se em Obrigatórios e Optativos.

Tradicionalmente, ele se divide em quatro campos na educação básica:

  • matemática;
  • ciências da natureza;
  • linguagens;
  • ciências humanas.

Como ler os códigos da BNCC? Os códigos alfanuméricos (exemplo: EI01TS01) servem para identificar os objetivos de aprendizagem. Eles ajudam a contextualizar qual é a etapa de ensino, a faixa etária e o campo de experiência relacionado ao objetivo.