Quais são os cinco passos para fazer uma boa confissão?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

5 passos necessários para fazer uma boa confissão

  1. 1 - Examinar a consciência. ...
  2. 2 - Ter dor por ter ofendido a Deus. ...
  3. 3 - Fazer o propósito de não tornar a pecar. ...
  4. 4 - Declarar seus pecados. ...
  5. 5 - Cumprir a penitência.

— É necessário declarar todos os pecados graves que ainda não foram declarados em uma Confissão válida. É recomendável que os pecados veniais também sejam confessados, desde que haja o arrependimento e a intenção de não mais cometê-los, para receber sobre eles uma graça e o aconselhamento do sacerdote.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

Ao se dirigir diretamente a ele, diga "Padre (Nome e/ou Sobrenome) ou simplesmente "Padre" - ou, por escrito, como "Reverendíssimo Padre (Nome e Sobrenome)". Você deve se levantar quando ele entrar no aposento (até que ele diga para você se sentar) e novamente quando ele sair.

Venial e mortal
na categoria de pecado mortal, estão as faltas mais graves, cometidas de forma livre e consciente, que infringem os mandamentos da Lei de Deus e resultam na perda do estado da graça. Para reverter essa situação, devemos recorrer ao sacramento da confissão.

Se algum pecado for esquecido, mesmo após um bom exame de consciência, o pecado foi perdoado na absolvição, mas deve ser declarado na Confissão seguinte; Se algum pecado grave for escondido de propósito, a Confissão foi inválida. Não é possível reconciliação pela metade.

Concedei-me a graça, meu Salvador, pela virtude do Sacramento da Penitência que acabo de receber, de não recair nestes pecados, e de levar de hoje em diante uma vida toda nova, sempre assistido pela vossa graça e perseverando no vosso amor até a hora da minha morte. Amém.”

O pecado da luxúria é o excesso de busca insaciável pelos prazeres carnais, sexualidade extrema.

2 Propensão para a sensualidade exagerada; tendência excessiva ao desejo sexual; concupiscência, lascívia, lubricidade, verriondez, volúpia: “Por outro lado, a ausência de mulheres da raça branca neste aldeamento leva os homens de origem portuguesa a servirem-se dessas indígenas para a satisfação de sua luxúria” ( EV ) ...

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

sacerdote deita no chão com o rosto voltado para a terra. apresentados diante do trono de Deus Todo-Poderoso, clamando que faça brotar nele a morte que realiza a vida, como no Cristo Sumo-Sacerdote.

Assim, na dúvida, na hora de fazer uma saudação, é melhor recorrer aos convencionais “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, sempre adequados e gramaticalmente corretos. Essas, sim, são saudações, e não meros anúncios de algo que nunca chega. “... eu disse ao pastor que tinha um pobrema...”

O clérgima, ou colarinho clerical, é uma gola branca que envolve o pescoço e geralmente é fechada na parte de trás, formando um quadrado na frente. É uma invenção moderna criada em 1827 na Escócia (século XIX).