Quais são os cinco pontos principais do Calvinismo?

Perguntado por: agentil6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A doutrina calvinista se baseia em cinco pontos:

  • Depravação Total;
  • Eleição Incondicional;
  • Expiação Limitada;
  • Graça Irresistível;
  • Perseverança dos Santos.

Os luteranos acreditam que as pessoas alcançam o caminho da salvação mediante a fé e o seu comportamento voltado para boas ações. Por sua parte, os calvinistas pregam a Doutrina da Predestinação, o que significa que caminho de cada pessoa já está traçado por Deus.

Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.

Por aqui, a maior igreja que segue os princípios calvinistas hoje é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Mas há outras denominações e dissidências que, no cerne, seguem o modo de pensar desse teólogo francês.

E os que serão condenados, o serão apenas temporariamente ou em uma das eternidades. “Não deixarás minha alma no inferno” (Salmo 15: 10). No futuro, pois, não haverá mais penas infernais, incompatíveis com o Deus de amor (1 João 4: 16).

Lutero pertencia à primeira geração da Reforma Protestante, enquanto Calvino era um reformador da segunda geração. Graças ao suor, sangue e lágrimas de Lutero, Calvino herdou um rico legado teológico que ele foi capaz de cultivar.

Derivada do conceito Agostiniano a respeito do pecado original, a Depravação Total afirma que o homem é escravo do pecado. Portanto, torna-se impossível a salvação através de méritos humanos ou esforços próprios, pois, a mesma somente se dará através da ajuda e graça de Deus.

O Calvinismo foi a religião da burguesia porque a Igreja Catolica atacava a maneira de a burguesia lucrar. A situação era pouco confortavel para os burgueses , a Igreja condenava os banqueiros, que emprestava dinheiro a juros;insultava os comerciantes que revendiam produtos por um preço maior.

Conversão ao Protestantismo
Depois de formado voltou à Paris, abandonou a Igreja Romana e converteu-se ao protestantismo, iniciando uma fase de intensa colaboração com o reitor da Universidade de Paris, Nicolas Cop, quando este afirmou seu apoio às reformas de Martinho Lutero.

Por que não sou calvinista é uma defesa bíblica, teológica e filosófica do arminianismo feita de maneira clara, conciliadora e em linguagem acessível, alcançando um público mais abrangente, além de ser uma excelente contribuição para o debate soteriológico nesta geração.

João Calvino foi um humanista, teólogo, pastor, pregador, professor e escritor francês, uma das figuras que mais se destacou no período da Reforma Protestante.

Genebra foi onde se estabeleceu o calvinismo, a doutrina protestante proposta por João Calvino.

Protestantes e evangélicos

  • Adventistas;
  • Anglicanos;
  • Batistas;
  • Reformados;
  • Luteranos;
  • Metodistas;
  • Pentecostais.

Os Cristãos reformados são um ramo dos Protestantes, que, por sua vez, pertencem ao Cristianismo. Os Cristãos reformados são está distribuído exclusivamente em números dignos de nota em Europa Ocidental.

Dentro da teologia calvinista, a ação de Cristo ao sacrificar-se não foi um ato para salvar toda a humanidade, mas apenas os eleitos. O calvinismo também enxergava a fé de maneira mais individualizada, e por isso o papel de intermediação com Deus feito pelos clérigos na Igreja Católica era criticado por Calvino.

Na Europa Ocidental, os calvinistas foram chamados de huguenotes (França), presbiterianos (Escócia), puritanos (Inglaterra) e protestantes (Holanda).

A Igreja Presbiteriana do Brasil adota a Confissão de Fé de Westminster, assim como as crenças básicas aceitas pelo cristianismo protestante, com destaque para as Sagradas Escrituras como Palavra de Deus, a doutrina da Trindade e Unidade de Deus, a necessidade de arrependimento, a justificação pela fé e a perseverança ...