Quais são os clérigos?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Clero é o conjunto de sacerdotes responsáveis por um culto religioso. Na Igreja católica o clero inclui diácono, padre (estes formavam o baixo clero), bispo, arcebispo, cardeal (o alto clero) até chegar ao cargo supremo de Papa.

O clero é dividido em dois grupos: o de tipo regular, formado por membros recolhidos de uma ordem religiosa, e o de tipo secular, formado por membros que vivem junto à população leiga. O grupo como um todo é representado até hoje principalmente por monges, padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa.

a) O alto clero era o grupo de maior prestígio. Tinha os altos cargos da Igreja. Papas, bispos e arcebispos formavam este grupo. b) O baixo clero era formado por padres responsáveis pelas vilas e aldeias.

Significado de Clérigo
substantivo masculino Sujeito que faz parte do clero, da classe eclesiástica, classe que se dedica ao sacerdócio (padre, sacerdote etc.). Aquele que alcançou as ordens sacras; cristão que exerce o sacerdócio.

Logo abaixo, o clero secular era responsável por disseminar as medidas tomadas pelo corpo diretivo da Igreja e estabelecer o contato direto com os cristãos.

Devoção e Fé
Um clérigo tem o poder de expulsar mortos-vivos, da mesma maneira que pode os invocar e os controlar para realizar seus objetivos. Ele também possui o poder de curar ferimentos facilmente apenas com sua fé, da mesma forma que pode causar ferimentos e doenças com o mesmo método.

Nessa categoria estavam incluídos os guerreiros. Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres).

O clérigo é um religioso, um indivíduo que dedica sua vida a levar a palavra de seu deus para as criaturas do Plano Material. Estes personagens são admirados por aqueles que seguem os preceitos do mesmo deus, e temidos e odiados por aqueles que adoram um deus inimigo.

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.

Os membros da igreja, como padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa, formam o que chamamos de clero. O clero regular dedicava-se à espiritualização; enquanto o clero secular, à catequização das pessoas. A melhor definição para clero seria “aqueles que fazem a intermediação entre os homens e Deus”.

A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

2 sinônimos de clero para 2 sentidos da palavra clero: 1 igreja. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 sacerdócio.

Na alta nobreza, temos a presença dos príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes. Os pertencentes a esse subgrupo da nobreza correspondiam aos grandes proprietários de terra que possuíam forte influência política e amealhavam sua autoridade sobre um considerável número de vassalos.

I – O clero secular era formado por sacerdotes que viviam fora dos mosteiros. Ficavam submetidos a uma ordem hierárquica do pároco ao papa assim estabelecida: pároco, bispo, arcebispo e o papa de Roma. II- O clero regular era formado por sacerdotes que viviam em mosteiros afastados das cidades.

b) diante de uma intensa ruralização da vida social e econômica, coube aos mercadores os papéis de preservar e difundir os conhecimentos da civilização ocidental cristã, enquanto aos clérigos coube a função de manter a coesão social.

Clériga - Dicio, Dicionário Online de Português.