Quais são os dez mandamentos do Comando Vermelho?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Polícia apreende documento com “10 mandamentos” do CV

  • Não negar a pátria;
  • Não caguetar;
  • Não cobiçar a mulher do próximo;
  • Não acusar em vão;
  • Não conspirar;
  • Falar a verdade mesmo que custe a própria vida;
  • Ser coletivo;
  • Fortalecer os menos favorecidos;

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

William da Silva Lima, o Professor.

A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.

"Paz, Justiça e Liberdade". A frase, que apareceu escrita no chão de terra do campo de futebol no complexo penitenciário do Carandiru e em outros presídios rebelados ontem em São Paulo, é o slogan do PCC (Primeiro Comando da Capital) e é usada pelo CV (Comando Vermelho), a mais conhecida organização criminosa do Rio.

A facção não aceita violência sexual em seus domínios. Desde a noite de anteontem, circulam nas redes sociais relatos de que os agressores sexuais da Barão estão sendo caçados pelos traficantes.

Os confrontos têm sido encabeçados por Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), em lados opostos e apoiados por aliados, com episódios dentro de presídios e periferias de cidades brasileiras.

O centro de comando do CV ainda é estabelecido no Rio de Janeiro, com as principais ordens vindo de dentro dos presídios federais, onde se encontram presos os seus líderes notórios, como Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP.

Explico. Dentro do PCC, não se admite que uma pessoa que aceitou ser batizada na organização criminosa peça para sair sob a justificativa de não querer mais se envolver, com medo, por exemplo, de “pegar mais cadeia” ou de ter um benefício indeferido pela prática de uma falta disciplinar[1].

Demônio-da-Tasmânia
O que significa: Símbolo do Comando Vermelho (CV). Se o Taz estiver segurando a cabeça do Chucky [veja item abaixo], significa que o bandido matou um membro da facção rival Amigos dos Amigos (ADA).

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

O Brasil tem ao menos 53 facções criminosas em atuação, sendo que cada Estado e o Distrito Federal têm ao menos 1 grupo com presença registrada. Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional.

Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho. O vê nada mais é do que dois dedos que nós também usamos como número dois, obviamente.

Você vai gastar cerca de 2-3 meses (ou mais) para maximizar no Centro de Vila 8, então as brocas de elixir negro podem produzir mais de 60.000 de elixir negro durante esse tempo se você começar a construí-la e atualiza-la o quanto antes.

Começando, você deve conseguir maximizar seu CV1 dentro de um dia. Levará cerca de 3-4 meses de atividade diária para chegar ao CV7. Se você jogar diariamente, deve ficar em torno de um CV9 maximizado ou um CV10 novo em cerca de um ano.

'É nóis', expressão popular no Brasil inteiro, é uma saudação do Comando Vermelho; o Terceiro Comando diz 'é a gente'.

O gesto simboliza a facção criminosa Amigos dos Amigos (A.D.A), segundo especialista consultado pelo Comprova e reportagens sobre o tema.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

Estima-se que, hoje, a organização criminosa possua cerca de 130 mil membros, dentro e fora das prisões. Pode-se dizer que é um “sindicato do crime”, que comanda rebeliões, fugas, resgates, assaltos, sequestros, assassinatos e o tráfico de drogas.

Fundado no Rio de Janeiro, o grupo surgiu em 1973 e foi pioneiro entre as facções criminosas brasileiras. Sob a liderança de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, o CV dominou mais de 80% do tráfico da cidade e espalhou terror com roubos a banco e violência.