Quais são os direitos de uma pessoa com fibromialgia?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Atualmente, as pessoas com fibromialgia ou fadiga crônica têm direito a receber atendimento integral pelo SUS (incluindo tratamento multidisciplinar nas áreas de medicina, psicologia e fisioterapia) e acesso a exames complementares e a terapias reconhecidas, inclusive fisioterapia e atividade física.

Pacientes com fibromialgia têm atendimento preferencial na rede municipal de saúde.

Quem dá o laudo de fibromialgia? O laudo de Fibromialgia é geralmente feito por um reumatologista, médico especialista no tratamento de doenças reumáticas, com base em análises clínicas, histórico médico e exames de imagem.

O portador de fibromialgia (dor crônica que se manifesta principalmente nos tendões e nas articulações) poderá ter a jornada de trabalho reduzida em quatro horas, condicionada à comprovação da prática de atividade física.

Para passar na perícia do INSS por fibromialgia, é importante que a pessoa apresente toda a documentação médica relevante, incluindo exames e laudos.

Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.

A fibromialgia é uma síndrome grave, cuja principal manifestação é a dor musculoesquelética difusa e crônica, muitas vezes incapacitante para os pacientes dela acometidos. Além da dor, sintomas frequentes da fibromialgia são fadiga, insônia, rigidez matinal, formigamento e sensação de inchaço.

Todas as pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício, que é a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem. A definição de deficiência é estabelecida pelo Decreto nº 3.298/1999.

Incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, sob o código CID 10 M79. 7, a fibromialgia é uma síndrome multifatorial, de causa ainda desconhecida, crônica e sem cura.

PROJETO DE LEI Nº 46/2020
Dispõe sobre a isenção do pagamento do IPTU aos Portadores de Fibromialgia Incapacitante total dá outras providências.

além de fadiga, distúrbios do sono e episódios. depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado é

O diagnóstico da fibromialgia é apenas clínico (avaliação das queixas e histórico do paciente), pois não existe nenhum exame capaz de detectar a doença reumatológica.

Para fazer o diagnóstico de fibromialgia, bem como identificar outras lesões no corpo, você precisa se consultar com um ortopedista e um reumatologista com experiência no assunto. Assim, essa equipe poderá te ajudar adequadamente. Cuide-se e previna-se!

A dor pode piorar com o estresse, a falta de sono e até o clima. A causa exata da doença ainda não é conhecida, mas muitos gatilhos podem estar envolvidos no desenvolvimento da fibromialgia. Os pesquisadores acreditam que ela é um problema na maneira com que o cérebro interpreta e transmite os sinais de dor.

Se você sofre com a fibromialgia, saiba que tem direito ao benefício BPC-LOAS, concedido pelo INSS. Essa doença, também conhecida como síndrome de fibromialgia, miofascite fibrosa, fibrosite ou CID-10 M79.

Qual é o CID da doença fibromialgia? O CID para conseguir e ter direito à aposentadoria por fibromialgia com as regras que aposentam por invalidez é o CID 10 – M79. 7.