Quais são os direitos de uma pessoa que tem fibromialgia?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Atualmente, as pessoas com fibromialgia ou fadiga crônica têm direito a receber atendimento integral pelo SUS (incluindo tratamento multidisciplinar nas áreas de medicina, psicologia e fisioterapia) e acesso a exames complementares e a terapias reconhecidas, inclusive fisioterapia e atividade física.

1. Quais benefícios a pessoa com fibromialgia tem direito?

  • Auxílio-Doença;
  • Aposentadoria por Invalidez.
  • BPC/LOAS.

O estado dispõe da lei 15.606, originada de projeto de lei de iniciativa do deputado Dirceu Franciscon (União), aprovada pela Assembleia Legislativa em 2021, que instituiu a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia - Lei Daniel Lenz. A lei foi sancionada pelo governador em abril de 2021.

Qual é o CID da doença fibromialgia? O CID para conseguir e ter direito à aposentadoria por fibromialgia com as regras que aposentam por invalidez é o CID 10 – M79. 7.

Requisitos para aposentadoria por fibromialgia
Veja os requisitos para para dar entrada na aposentadoria por fibromialgia: Ter cumprido a carência do INSS de 12 meses; Ter qualidade de segurado (estar recolhendo ou em período de graça no INSS); Ter incapacidade total e permanente para o trabalho devido a fibromialgia.

O portador de Fibromialgia que estiver afastado do trabalho por mais de 15 (quinze) dias, poderá requerer diretamente ao INSS o benefício de auxílio-doença, conforme os artigos 59 ao 64 da Lei nº 8.123/1991.

além de fadiga, distúrbios do sono e episódios. depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado é

Para fazer o diagnóstico de fibromialgia, bem como identificar outras lesões no corpo, você precisa se consultar com um ortopedista e um reumatologista com experiência no assunto. Assim, essa equipe poderá te ajudar adequadamente. Cuide-se e previna-se!

Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.

Todas as pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício, que é a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem. A definição de deficiência é estabelecida pelo Decreto nº 3.298/1999.

Quais são os alimentos proibidos para quem tem fibromialgia?

  • Bebidas açucaradas. Bebidas açucaradas, como refrigerantes, milk-shakes, sucos de caixinha, entre outros industrializados devem ser evitados. ...
  • Café ...
  • Carnes processadas. ...
  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Gorduras saturadas. ...
  • Leite.

Incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, sob o código CID 10 M79. 7, a fibromialgia é uma síndrome multifatorial, de causa ainda desconhecida, crônica e sem cura.

A fibromialgia poderá ser inserida no rol de doenças graves que autorizam a isenção do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) sobre proventos de aposentadoria ou reforma.

PROJETO DE LEI Nº 46/2020
Dispõe sobre a isenção do pagamento do IPTU aos Portadores de Fibromialgia Incapacitante total dá outras providências.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 4708/20, que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100, atualmente), se a perícia médica não for realizada em 60 dias.

Vale ressaltar que, muitas vezes, os sintomas da fibromialgia devem estar presentes e, em alguns casos, associados a outros quadros (depressão, ansiedade, etc.). Sendo assim, a Fibromialgia e o direito ao BPC-LOAS são premissas que podem caminhar juntas para garantir um bom retorno beneficiário a quem porta a doença.

Os primeiros 30 dias² serão pagos pela empresa, o restante pelo INSS, até o restabelecimento das capacidades laborais atestadas pelo perito. Antes do final do benefício (30 dias) deverá requerer a prorrogação, caso ainda não se sinta apto para o trabalho.

Atualmente, após a reforma previdenciária o valor mensal da aposentadoria por idade corresponde a 60% do valor do salário de benefício, com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que ultrapasse 15 anos para as mulheres ou 20 anos para os homens.

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho.

Quem toma remédio controlado tem direito à aposentadoria por depressão? Não é o remédio controlado que lhe garante o benefício, e nem a doença. É a incapacidade para o trabalho. Se o remédio lhe deixar incapaz para trabalhar: sim.

Gabapentina 100 mg à noite, aumentar conforme tolerância até 1200 a 2400 mg por dia (doses usuais são menores);