Quais são os dois tipos de carga?

Perguntado por: esubtil5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.

Positivamente: se possui mais prótons que elétrons; Negativamente: se possui mais elétrons do que prótons.

No Sistema Internacional, a unidade de carga elétrica é o Coulomb (C) em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) pelas suas contribuições nos estudos da eletricidade.

A eletrização por contato acontece quando um corpo carregado transfere uma parte de seu excesso de cargas para um corpo neutro através de um contato direto.

Na matéria comum, a carga positiva é transportada por prótons e as cargas negativas transportadas por elétrons. Cargas semelhantes se repelem, enquanto cargas opostas são atraídas.

Carga é todo produto levado de um local a outro por meio dos modais de transporte — rodoviário, ferroviário, dutoviário, aeroviário e hidroviário. Os tipos de carga são os agrupamentos desses produtos conforme suas especificidades, como carga líquida, sólida, perigosa, perecível etc.

A eletricidade é um ramo da Física que se divide em três partes: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. A eletricidade é um ramo da física responsável pelo estudo de fenômenos da carga elétrica, que se divide em três partes: 1.

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada. Apesar de ambas tratarem-se de uma movimentação de cargas elétricas, são fundamentalmente diferentes.

As cargas elétricas podem ser positivas, representadas como os prôtons, ou negativas, representadas pelos elétrons. A unidade de medida da carga elétrica é o Coulomb.

De mesmo modo, um corpo está eletrizado positivamente quando possuem mais prótons do que elétrons (excesso de cargas positivas), enquanto que ele está negativamente carregado se possuir mais elétrons do que prótons (excesso de cargas negativas).

Em palavras, a lei de Coulomb estabelece o seguinte: a interação eletrostática entre duas partículas carregadas origina forças mútuas de módulo proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

Como funciona: a carga corresponde ao montante de eletricidade que é demandada pelos consumidores; com isso, corresponde ao volume de energia elétrica que as usinas de geração injetam na Rede Básica para atender às necessidades dos consumidores.

A carga elétrica macroscópica de um corpo surge em razão da diferença entre o número de prótons e elétrons, nesse caso dizemos que o corpo encontra-se carregado ou eletrizado. Por outro lado, quando a quantidade de elétrons e prótons for a mesma, dizemos que o corpo está neutro.

A carga líquida consiste em transportar bebidas e combustíveis, por exemplo. Existe uma série de procedimentos de segurança a serem seguidos, visando garantir que nenhum sinistro ou perda de qualidade da mercadoria aconteça na estrada.

A eletrização por indução consiste em aproximar um corpo previamente carregado, chamado de indutor, de um corpo condutor eletricamente neutro, chamado de induzido, de modo que a presença das cargas do indutor faça com que os elétrons do corpo induzido movam-se em seu interior, ocorrendo uma polarização de cargas.