Quais são os dois tipos de pecuária?

Perguntado por: ibrito3 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Os principais tipos de pecuária são:

  • Pecuária leiteira: é caracterizada pela produção de leite. Esse alimento é o principal componente na fabricação de produtos como queijos e manteigas. ...
  • Pecuária de corte: está relacionada com a produção de carne. O Brasil é um dos grandes produtores e exportadores de carne.

O que é a pecuária intensiva? Este é um dos tipos de pecuária conhecido como sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área.

pecuária extensiva

A pecuária extensiva é tida como o sistema mais tradicional da criação de gados, representando a maior parte das atividades agropecuárias do Brasil.

Na pecuária extensiva, o espaço disponível faz com que os animais se espalhem e dificultem a gestão de engorda, mas, na intensiva, esse controle pode ser feito rigorosamente por meio de diversos equipamentos tecnológicos.

Carne, seja ela bovina, bubalina, e de aves, ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda são, também, exemplos de fibras oriundas da pecuária e utilizados na indústria de vestimentas e calçados.

Esse geógrafo explica que a pecuária tradicional é caracterizada pela presença de “gado nativo” em ambiente pouco alterado, onde os animais dispõem de pastagem nativa em um processo de criação rudimentar do ponto de vista técnico.

O que é a pecuária extensiva? A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas, ocupando latifúndios e propriedades familiares. De modo geral, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva. A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral.

O que diferencia esses cursos é a carga horária das aulas. O Extensivo Plus possui aulas mais detalhadas e minuciosas com maior tempo de duração. Já o Intensivo de Emergência possui aulas mais objetivas, resumidas e intensivas com menor tempo de duração.

Totalmente o oposto da pecuária extensiva, a pecuária intensiva nada mais é do que a criação de animais nos sistemas de confinamento e semiconfinamento, com a finalidade de possuir o maior número de cabeças utilizando o menor espaço. No Brasil, este sistema de produção é utilizado principalmente na pecuária leiteira.

A pecuária extensiva:
Consiste na criação a pasto, geralmente sem grandes investimentos e com a ocupação de grandes áreas, podendo ser realizada tanto em grandes latifúndios quanto em pequenas áreas familiares. É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, considerado ideal para o chamado “gado de corte”.

A criação de gado é geralmente desenvolvida de maneira extensiva. No Pantanal, a pecuária é a principal fonte econômica, a região oferece pastagens naturais, além das águas salobras oriundas de lagos que se encontram nas áreas mais elevadas. É justamente para esses locais que o rebanho é levado no período chuvoso.

A pecuária semi-intensiva é o sistema produtivo em que os animais são criados a pasto e recebem alimentação com forrageiras, composta por suplementação volumosa na época de menor crescimento do pasto, ou até mesmo durante o ano todo.

Tipos de pecuária no Brasil
A pecuária pode ser dividida em dois tipos: corte e leiteira. A pecuária de corte consiste na criação de gado para o consumo da carne. Já a pecuária leiteira produz o leite que serve de alimento, além de seus derivados, como: queijo, manteiga, iogurte, entre outros.

Qual é o tipo de pecuária que predomina no Brasil? A criação da pecuária bovina de corte é a que predomina no Brasil. Entre 2019 e 2020, o país saltou de 8,4% para 10% em sua participação no Produto Interno Bruto (PIB).

Os rebanhos podem ser bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos).

Pecuária, termo de origem latina que significa “criação de gado”, é uma atividade de fundamental importância para a humanidade. Seu objetivo é a criação de animais para fins econômicos e para o consumo.