Quais são os dribles mais conhecidos?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Elástico, drible da foca, carretilha são alguns dos dribles mais famosos no Brasil e ao redor do mundo.

Kaneco

Esse drible também é conhecido como "carretilha" ou "chapéu mexicano", tendo como inventor e magistralmente aplicado pelo ex-jogador Kaneco (Santos) no campeonato Paulista de 1968.

Elástico, drible da foca, carretilha são alguns dos dribles mais famosos no Brasil e ao redor do mundo. Muitos desses foram inventados por brasileiros, como o elástico, que ficou conhecido por meio dos pés de Rivellino.

Fundamento Drible no Futsal
O Drible é o ato de passar por um marcador dominando e conduzindo a bola. O Drible exige mudança de direção, criatividade, velocidade e agilidade, com intenção de enganar o adversário e passar por ele.

Segundo seus estudos, o segredo para um drible bem-sucedido é mudar o centro de gravidade do adversário. "Tenho consciência em mudar o centro de gravidade do oponente.

Cabeceio nada mais é do que golpear a bola com a cabeça. Ele deve ser executado preferencialmente com a testa (parte frontal da cabeça) e com os olhos abertos, para que o jogador possa determinar com maior precisão para onde a bola lançada (Mutti, 2003).

Cabeceio: É um fundamento defensivo e ofensivo que pode ser realizado entre os jogadores para três finalidades: defender a equipe, passar a bola e marcar um gol. Ou seja, o treinamento deve prever essas situações. A trajetória pode ser em direção ao chão da quadra, para o alto ou em linha reta.

Os dribles são: drible alto ou de velocidade (utilizado para se deslocar com velocidade ou quando o jogador está sem marcação) e drible baixo ou de proteção (utilizado quando há marcação próxima ao jogador com bola; nesse caso, o jogador deve flexionar as pernas e proteger a bola com seu corpo).

Os principais fundamentos do Futsal são o passe, o drible, o cabeceio, o chute, a recepção e a condução de bola. Dependendo da posição em quadra, um atleta pode ser melhor em um fundamento do que em outro.

O drible mantém a bola sob o domínio do jogador para cumprir as regras do jogo, e a finta tira o adversário do caminho por meio de uma mudança ágil na direção ou com um giro. Entretanto, fique atento, durante a finta, o jogador não pode tocar no oponente que está à sua frente fazendo a marcação.

Caneta, rolinho, sainha, entre outros, é um drible de muito estilo que consiste em passar a bola no meio das pernas do adversário e recuperá-la atrás dele.

Com isso, muitas vezes durante a partida era habitual que vacas invadissem o jogo. Quando isso acontecia, era preciso desviar do animal em campo. Foi assim que nasceu a famosa expressão “drible da vaca”, que é quando a o jogador lança a bola por um lado e pega pelo outro.

Lambreta ou carretilha
A invenção está no nome de Kaneco, ponta-direita do Santos na década de 60, mas há quem diga que o lance já tinha sido protagonizado por Carlinhos Ramos Leal, jogador do Sport, na década de 50.

1. Lionel Messi. O argentino do Barcelona é o mais driblador, segundo a galera. Rápido, eficiente e com uma disputa apertada, ganhou o primeiro lugar com 89,5% dos votos.

O drible de controle é usado pra controlar a bola de frente pra cesta. Pra isso, ao quicar a bola, você deve mantê-la sempre baixa e ficar com as pernas mais flexionadas. Essa posição pode ser útil pra preparar uma jogada, avançando ou passando pra um companheiro na sequência.

Puxar a camisa acintosamente, por exemplo, ou fazer embaixadinhas provocando o adversário em um jogo ganho, no caso do título, como aconteceu em 1999 no duelo entre Palmeiras e Corinthians, podem ser considerados falta de respeito entre as diretrizes recebidas pelos árbitros.