Quais são os efeitos colaterais do Dorflex?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Boca seca, sede, diminuição da sudorese, retenção ou hesitação urinária (atraso na passagem da urina), visão borrada, dilatação da pupila, aumento da pressão intraocular, fraqueza, enjoos, vômitos, dor de cabeça, tonturas, prisão de ventre, sonolência, reações alérgicas, coceira, alucinações, agitação, tremor, ...

Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

Dorflex é um medicamento que possui ação analgésica e relaxante muscular. É indicado para aliviar dores relacionadas à contratura muscular excessiva, como a dor de cabeça tensional (cefaleia tensional), e também as dores musculares (incluindo dor nas costas e na lombar).

Dorflex Dor no Corpo está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, crianças com menos de 12 anos de idade, pacientes com glaucoma, obstrução pilórica ou duodenal, acalasia no esôfago, úlcera péptica estenosante, hipertrofia prostática ou obstrução do colo da bexiga, a pacientes com miastenia grave, doenças ...

Jamais! Muitos relaxantes musculares e analgésicos contêm cafeína na formulação. Se usados próximo do horário de sono, podem causar agitação. Ah, e vale frisar que esses medicamentos, por mais que ajudem a relaxar, não são indicados para tratar insônia.

Tem ação anti-inflamatória? Não, apesar de muitas pessoas pensarem que o Dorflex é anti-inflamatório e até usá-lo com este objetivo, ele não possui ação anti-inflamatória e nem mesmo possui ingredientes em sua composição que o façam causar efeito colateral anti-inflamatória.

O Dorflex ou Miorrelax pode causar sonolência em algumas pessoas devido à presença do citrato de orfenadrina, que atua no sistema nervoso central como um relaxante muscular. No entanto, a cafeína presente na formulação ajuda a contrabalancear esse efeito, diminuindo a sensação de fadiga e sonolência.

“Todos os três são considerados compostos múltiplos. Isso significa, por exemplo, que o Dorflex é um anti-inflamatório com analgesia e relaxante muscular, o Torsilax também, e a Neosaldina ainda tem cafeína. Todos eles têm efeitos colaterais severos”, diz Souza.

Este estudo proporcionou o conhecimento de que analgésicos comuns, como paracetamol e ibuprofeno são efetivos na redução desta queixa, com menos efeitos adversos em comparação aos opioides.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.

Pacientes com problemas no esôfago e úlcera ou mães que estejam amamentando também não devem fazer uso desse remédio. Além disso, pessoas com pressão normalmente baixa precisam manter a atenção, uma vez que, por conta dos relaxantes musculares, o medicamento pode afetar nesse ponto.

"O medicamento não detecta onde está a dor. Como ele está espalhado pelo sangue, o local que tem a dor absorve o remédio", explica o médico e farmacologista Sérgio Henrique Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP).

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Infralax® auxilia no processo analgésico e anti-inflamatório, atua com precisão no foco da dor, promovendo o relaxamento muscular. Indicado para reumatismo em formas inflamatórias, crises agudas de gota, estado inflamatórios agudos, pós-traumáticos e pós-cirúrgicos.

Dosagem. 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia. Não ultrapassar estes limites.

Em caso de superdosagem aguda de DORFLEX, a absorção do medicamento deve ser reduzida por indução de emese 6, lavagem gástrica 7, administração de carvão ativado ou combinação das três medidas.

O que é Reação Adversa à Medicamento ¿ RAM? RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

O paracetamol pode ser empregado em pacientes com doenças hepáticas, desde que acompanhado por um médico ou profissional da saúde. Estudos de segurança em adultos com hepatopatias (doenças no fígado) demonstraram que as doses recomendadas em bula de paracetamol são bem toleradas.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Os AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) alteram a circulação sanguínea dos rins, deteriorando sua função. Elevam também a pressão arterial. Devem ser sempre evitados em quem tem insuficiência renal bem como em quem tem insuficiência cardíaca.

A posologia ficava a critério médico, sendo que a dose máxima admitida seria 2 comprimidos a cada 6 horas.