Quais são os esportes de agilidade?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Agilidade: Dança, karatê, taekwondo, vôlei, basquete. Flexibilidade: Ginástica olímpica, yoga, capoeira, karatê, dança.

Velocidade na Olimpíada

  • Natação (prova dos 50 m livre) 8,46 km/h. ...
  • Canoagem de velocidade (prova dos 200 metros) 20,5 km/h. ...
  • Maratona paralímpica de cadeirantes. 25,3 km/h. ...
  • Atletismo – Corrida (prova dos 100 metros) 37,4 km/h. ...
  • Ciclismo de pista (prova dos 250 metros) 92,7 km/h. ...
  • Tiro com arco. 240 km/h. ...
  • Badminton. 400 km/h.

Entre essas práticas estão: musculação, natação, Pilates, treino funcional, CrossFit, ciclismo, Yoga, alongamento, Deep Running e luta.

A agilidade é uma capacidade de mover-se ou mesmo esquivar-se rapidamente que é essencial em vários tipos de esportes. Tanto é que existem os chamados “treinos de agilidade” que visam desenvolver essa habilidade em atletas como jogadores de futebol, praticantes de artes marciais, entre outros.

As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

A agilidade segundo Dantas (1998, p. 95) é “a valência física que possibilita mudar a posição do corpo ou a direção do movimento no menor tempo possível”. O que é intensamente utilizado na modalidade de dança Jazz.

Certos esportes requerem que nossos corpos sejam bastante flexíveis, como ginástica, luta, natação, vôlei e futebol. Os exercícios de flexibilidade, como o próprio nome diz, ajudam a aumentar o alongamento dos músculos, melhorando a amplitude dos movimentos.

Antes de tudo, quando falamos em capacidades físicas, estamos falando em competências condicionantes da vida humana, ou seja, são qualidades físicas que utilizamos diariamente para realizar os mais diversos movimentos: resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade.

Ser ágil significa conseguir mudar o próprio corpo de posição no menor tempo possível sem perder equilíbrio e coordenação.

O que é ser ágil? Ser ágil é o sinônimo de adaptabilidade. Muitos acham que agilidade é igual à rapidez, mas estão enganados. A agilidade é uma característica importante para se acomodar com o ambiente de incertezas em que está inserido.

Quais são as distâncias das corridas de velocidade
No atletismo, existem basicamente três tipos de provas: as de velocidade (sprints), meio-fundo (meia distância) e fundo (longa distância).

Agilidade: É a capacidade de realizar mudanças rápidas de direções, com grande velocidade. Como exemplo, podemos citar atletas de esportes coletivos como, futebol, basquetebol e handebol, nos quais são necessárias mudanças constantes de direções em busca da bola.

Atividade física: o termo serve para qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos que resulte em gasto energético. Por exemplo, andar, dançar, subir e descer escadas, cuidar do jardim, entre outros.

São exemplos de atividade física: caminhar, correr, pedalar, brincar, subir escadas, carregar objetos, dançar, limpar a casa, passear com animais de estimação, cultivar a terra, cuidar do quintal, praticar esportes, lutas, ginásticas, yoga, entre outros.

Melhora o tempo de reacção e ajuda o corpo a responder mais rapidamente a diferentes situações; Ajuda na diminuição do risco de lesões; Aumenta a eficiência de desempenho, velocidade e equilíbrio.

A partir do momento que entregamos e validamos as coisas constantemente, conseguimos agir. E no mundo da agilidade, estamos falando de priorização, de um recálculo de rota constante. Ser um profissional ágil não é pegar tudo para fazer, mas priorizar somente aquilo que é mais importante.

Agilidade é a habilidade de alterar a direção do corpo, rápida e precisamente. Com agilidade, pode-se fazer alterações, rápidas e precisas, na posição do corpo, durante o movimento. Várias corridas têm sido usadas como mensurações indiretas dessa aptidão.

Capacidades físicas, Força, Velocidade, Agilidade, Flexibilidade. As capacidades Físicas podem ser definidas como todo o atributo “treinável” num organismo, ou seja, passiveis de adaptações. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento.

Força: é a capacidade de triunfar uma determinada resistência por meio da ação muscular. Flexibilidade: é a habilidade de realizar movimentos na maior amplitude possível; Agilidade: é a capacidade de mudar de direção rapidamente.

As capacidades motoras são componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

Exemplos de esportes de endurance: Ciclismo, Triatlo, Corrida, Trail Running (Corrida em Trilhas).