Quais são os esquemas cognitivos?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 29 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

Esquemas cognitivos - são as estruturas mentais capazes de assimilar, reconhecer, interpretar e classificar os dados do ambiente - conhecimentos adquiridos. Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo).

O esquema cognitivo é uma estrutura de processamento de informação que organiza os estímulos e perceções de um indivíduo acerca de uma determinada situação, tendo por base as suas experiências e aprendizagens anteriores.

As técnicas em terapia do esquema são integrativas e reúnem várias abordagens, como TCC, Gestalt, teoria do apego (Bolby), comportamental (Behaviorismo Radical), terapia emocional. Elas variam conforme os esquemas padrões de cada paciente e as necessidades que não foram atendidas.

Esquemas cognitivos - são as estruturas mentais capazes de assimilar, reconhecer, interpretar e classificar os dados do ambiente - conhecimentos adquiridos. Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna.

Modos Esquemáticos são o estado emocional, cognitivo, comportamental e fisiológico que emerge em determinado momento e são ativados quando as necessidades emocionais não são supridas.

Três níveis de cognições são identificados pela TCC, sendo eles: pensamentos automáticos (PAs), crenças intermediárias e crenças centrais (A. Beck et al., 1997).

A abordagem cognitivo-comportamental se orienta, de forma resumida, pela ideia de que há três níveis basilares de processamento cognitivo (pensamentos automáticos, crenças intermediárias, crenças nucleares), e são esses padrões de pensamento que gerenciam os comportamentos e as reações emocionais e físicas.

É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva.

Esquemas podem ser pensados simplesmente como conceitos ou categorias. Piaget identificou três tipos de conhecimento: o conhecimento físico, o conhecimento lógico-matemático e o conhecimento social. O conhecimento físico é o conhecimento das propriedades dos objetos e é deric\vado das ações sobre os objetos.

ACOMODAÇÃO – É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. ASSIMILAÇÃO - É o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.

Se a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta, então, fazer uma acomodação, modificando um esquema ou criando um esquema novo. Quando isso é feito, ocorre a assimilação do estímulo e, nesse momento, o equilíbrio é alcançado.

O que são os Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs)?
Eles são formados a partir da interação entre o temperamento pessoal com um ambiente que não atende necessidades emocionais básicas. São esses esquemas disfuncionais que medeiam o aparecimento e a manutenção dos padrões problemáticos complexos e duradouros.

Estas incluem avaliações de emoções (culpa/vergonha, semelhança com as dos outros, compreensão, aceitação, tolerância a sentimentos mistos, duração da emoção, necessidade de controle, riscos da emoção), bem como estratégias para lidar com elas (supressão, evitação, culpa, ruminação).

O esquema de abandono pode ser utilizado como exemplo a ser ilustrado, dentro do esquema de abandono, podemos encontrar igualmente os pensamentos automáticos intrusivos, exemplo: “preciso tanto das pessoas que tenho medo de perder”, “quando sinto que alguém está se afastando fico desesperada”, “não sei se consigo ...