Quais são os exames feitos pelo neurologista?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética. No entanto, existem outros exames os quais são complementares para a prevenção e diagnóstico de patologias.

O profissional especializado em neurologia é aquele responsável por diagnosticar e tratar problemas do nosso sistema nervoso e neuromusculares.
...
5 sinais de que é hora de visitar um Neurologista

  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios de sono e movimento;
  • Demências;
  • Tumores;
  • Crises convulsivas e epilepsia, etc.

Tomografia computadorizada do crânio é um exame que usa radiação para colher imagens internas da cabeça do paciente. Apesar do nome relacioná-lo ao cérebro, o exame também pode registrar imagens de áreas como pescoço e orelhas, além dos seios da face e da mandíbula.

A angiotomografia de crânio (ou angiografia por tomografia computadorizada do crânio) permite diagnosticar doenças intracranianas, como um aneurisma. Ela é realizada com contraste iodado intravenoso e avental de chumbo.

O exame de eletroneuromiografia — mais conhecido por exame de eletromiografia — permite, através da análise da atividade elétrica dos músculos, diagnosticar doenças do músculo e da parte do sistema nervoso periférico que controla os músculos.

Na primeira consulta com o neurologista, é natural que o paciente fique um pouco ansioso, mas não há com o que se preocupar. Em geral, o médico deverá fazer um levantamento do histórico do paciente, assim como do histórico familiar, para averiguar a presença de doenças ou distúrbios que possam afetar o sistema nervoso.

- Dinâmico (Marcha com olhos abertos e fechados). - Marcha normal, marcha em linha reta com os olhos fechados, marcha pé-ante-pé sem auxílio visual. - Marcha em calcanhar (testa força do tibial anterior) e na ponta dos pés (força dos músculos da panturrilha).

Quando houver um prejuízo mais acentuado da memória e de outras funções, são solicitados exames mais complexos, a fim de avaliar a condição neurológica do paciente, tornando possível a intervenção precoce, para retardar os sinais das doenças degenerativas.

O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética. No entanto, existem outros exames os quais são complementares para a prevenção e diagnóstico de patologias.

6- Angiografia cerebral
Este exame que detecta um tumor cerebral, também é conhecido como arteriografia. É um raio-X dos vasos sanguíneos no cérebro. A angiografia ajuda o médico a determinar se um tumor está afetando o suprimento de sangue para essa região.

Lista de doenças neurológicas degenerativas

  1. Mal de Alzheimer. ...
  2. Mal de Parkinson. ...
  3. Esclerose múltipla. ...
  4. Esclerose lateral amiotrófica (ELA) ...
  5. Distrofia muscular. ...
  6. Atrofia muscular espinhal (AME)

Conheça as principais doenças degenerativas do sistema nervoso e seus sintomas

  • Atrofia muscular espinhal (AME) ...
  • Doença de Alzheimer. ...
  • Doença de Parkinson. ...
  • Distrofia muscular. ...
  • Esclerose múltipla. ...
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA)

Entre as doenças neurológicas que podem provocar a tontura estão o Mal de Parkinson, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumor cerebral ou Alzheimer. Relacionada ao coração, a tontura pode surgir nos casos de arritmias cardíacas, insuficiência coronariana ou em problemas circulatórios, que prejudicam o labirinto.

Ao notar confusão mental ou episódios de perda de memória, fique atento à intensidade e à frequência com que ocorrem. Quanto mais extremas e constantes, maior é a possibilidade de estarem relacionadas a problemas neurológicos. Uma das doenças mais graves desse tipo é o Alzheimer, que costuma apresentar esses sintomas.

45 minutos

Conforme Parecer CRM-PR nº 2673/2018, o tempo de consulta de Neurologista seria de 45 minutos, em média, para a primeira vez, e seria de 30 minutos, em média, para retorno.

1- Você precisa entender que o sono está diretamente ligado ao cérebro e o médico especialista em cérebro é o neurologista. Portanto, quem entende de sono não é endocrinologista, ginecologista ou o pediatra dos seus filhos, é o neurologista. 2- Entender que está tudo bem de de você passar com um neurologista.

Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

São formados pelos reflexos de Babinski, Chaddock, Oppenheim, reflexo orbicular dos lábios, de voracidade, de preensão, palmomentual, glabelar, Hoffmann e Tromner. Os reflexos de Babinski, Chaddock e Oppenheim são responsáveis por avaliar a resposta plantar. O retorno normal ao estímulo é a flexão do hálux.

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.